Descrição. (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
Os números naturais são utilizados em uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo para representar esse conjunto numérico: Não pare agora...
Numerácia nada mais é do que ter conhecimento dos números e saber aplicá-los no dia a dia, na resolução de problemas. Dessa forma, ela envolve um conjunto de conhecimentos, que precisam ser construídos ao longo da infância, e que treinam o cérebro para processar e usar números.
Números inteiros: reconhecimento e operações. Interpretar situações-problema envolvendo números positivos e negativos em diferentes significados: falta, sobra e orientação. Comparar e ordenar números inteiros.
Objetivos: - Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
O ato de ensinar é uma troca que se apoia no propósito de compartilhar um saber que será recebido segundo as vivências de cada um. Essa reflexão é relevante porque dá norte ao trabalho do professor, já que dá a ele a chance de pensar sobre o objetivo dessa função.
Que os alunos sejam capazes de: Reconhecer que os conjuntos numéricos iniciam-se com os naturais. Que a cada novo conjunto irá existir uma nova regra que deve ser aplicada nas operações dos novos conjuntos. Localizar na reta numerada os elementos (números) que pertencem a cada conjunto.
Compreender e usar as regras das expressões numéricas. Expressar raciocínios por meio de expressões numéricas. Reconhecer que as expressões numéricas são uma forma de escrever um número.
Quais são os objetivos específicos do ensino da matemática?
Desenvolver e resolver situações-problemas, criando e elaborando técnicas de resolução válidas no encontro das soluções. Interagir todas as vertentes da matemática, ou seja, ver relações entre a geometria e a álgebra, entre as quatro operações e os números e etc.
Os números são utilizados para representar quantidades, ordem e medidas. Os números são uma das principais invenções humanas na Matemática, surgindo junto da escrita. No decorrer da história, a ideia de número foi se desenvolvendo de acordo com as necessidades do ser humano.
Números (EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
Recitar a sequência numérica é uma forma de memorizar e estabelecer a sistematização e a estruturação do sistema de numeração, tanto escrito quanto verbal.
O conjunto dos números naturais é formado por todos os números inteiros não negativos. Em outras palavras, todo número que é inteiro e positivo é natural, além disso, como o zero é inteiro, mas não é negativo, ele também é um número natural.
Qual o objetivo de conhecer os números na educação infantil?
O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.
A alfabetização matemática deve estar presente em nossa prática pedagógica para que os alunos aprendam a ler e a escrever a linguagem matemática como forma de entender o mundo que os cerca, para que saibam compreender, interpretar e utilizar seus símbolos, signos e sinais.
A expressão numérica, com uso de sinais de associação como parênteses, só é necessária quando temos mais de um tipo de operação na mesma escrita, incluindo uma multiplicação ou divisão, e se for necessário fazer primeiro algumas operações, para depois multiplicar ou dividir o resultado obtido.
Qual a importância de estudar conjuntos numéricos?
A importância do estudo dos conjuntos numéricos está diretamente ligada à possibilidade de os alunos trabalharem com números positivos, negativos, frações, decimais finitos, decimais infinitos etc.
O principal objetivo ao trabalhar o quadro numérico é permitir que os alunos possam perceber as regularidades do quadro e entender a formação do sistema de numeração decimal. Eles precisam perceber que os números aumentam de um em um na linha horizontal do quadro e, na vertical, de dez em dez.
A Matemática é uma ciência que busca estabelecer, de maneira clara e estruturada, conceitos e técnicas para a compreensão de fenômenos. Entre os tópicos de estudo da Matemática, estão os números e suas operações, as estruturas algébricas, as formas geométricas, a probabilidade, a análise de dados, entre muitos outros.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.
O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. O objetivo geral deve apresentar a ideia central.
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.