Representado no Jogo de Búzios por seis conchas abertas e dez fechadas, Obará é o Odu da prosperidade, da alegria e das conquistas materiais, caminho dos Orixás Oxóssi, Xangô e Logunedé.
O sexto Odu da série Odu de Nascimento e sua influência sobre nossa personalidade e destino é, talvez, o mais famoso e mais desejado dos Odus de Ifá: o Odu Obará - o caminho da prosperidade, da abundância e da satisfação pessoal. Os Odus são os mensageiros de Ifá - o Orixá do Destino!
As pessoas regidas por esse odu, possuem grandes ideias e passam boa parte de sua vida tentando realizá-las e dificilmente encontram meios de como começar, algumas vezes, ou na maioria fracassam por não pedirem ajuda, porém todo o sofrimento não é duradouro, e as pessoas acabam vencendo pela força de vontade, devido a ...
Obá(em iorubá: Ọbà) é a Orixá africana do Rio Oba ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogum pelos odu odi, obeogundá e ossá. Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá.
Características do Orixá: Ògún é audaz e irrequieto. É chamado no Candomblé de Olú Irin (Senhor dos metais) e na Umbanda, de Beira-Mar, Rompe-Mato e outros. Seu número é o 3 (Odú étàògúndá –coragem).
Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.
Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.
O Odu 7 é Odi e aparece com frequência em jogos de búzios ou na regência das pessoas. Esse Odu é composto por sete búzios abertos e nove búzios fechados e representa uma energia específica com características próprias que podem influenciar na vida.
Ouarim (em iorubá: Owàrín) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com onze conchas abertas pela natureza e cinco fechadas. Nesta caída responde Oiá, Exu, Egum, Icu.
Seu número é 14 (odù ìka). Saudação: "Ahun boboyi!" (Senhor de águas supremas!). Protegido por Oxumarê: O ator Rodrigo Veronese é sábio e generoso como Oxumarê.
Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Airá.
Ossá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com nove conchas abertas pela natureza e sete fechadas. Nesta caída responde Oiá, Obaluaiê, Obá, Iemanjá, Egum, Ori.
Ofum (Ofun) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. Nesta caída responde Oxalufã e Airá.
O terceiro Odu da nossa série sobre os Odu de Nascimento e a personalidade dos regidos sob cada um deles é o Odu Ogundá, caminho das batalhas e das vitórias pela estratégia. Os Odus são os mensageiros de Ifá - o Orixá do Destino!
Ejilolom (em iorubá: ejilobon) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com treze conchas abertas pela natureza e três fechadas. Nesta caída responde Nanã, Omolu, Egum, Obaluaiê, Icu. Significa que a pessoa trabalha muito e ganha pouco, tudo que recebe acaba perdendo.
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Obá, Oiá.
Obeogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quinze conchas abertas pela natureza e uma fechada. Nesta caída responde Ieuá, Ogum e Obá. Significa mudança repentina com caminhos de perdas, possibilidades de ficar paralisado das pernas e problema na audição.
Para saber seu odu, é só somar sua data de nascimento. Por exemplo, se você nasceu em 31/06/1965, é só somar 3+1+0+6+1+9+6+5=31. Como os odus vão de 1 a 16, some 3+1=4. O odu seria Iorossun.