Características do Orixá: Oxalá é sábio e disciplinado. É chamado de Bàbá Alábàsé (Pai da Criação). Seu poder não se mostra pelo rigor de sua autoridade; e sim, por sua capacidade de realização. Seu número é o 10 (odù òfún - generosidade).
O orixá regente de Odu 10 Ofun é Oxalufã, com influência de Xangô e Oxum. Conhecido como Orixá Babá, divindade da fertilidade, o pai criador do homem e protetor por excelência, Oxalufã é o rei do pano branco, sua manifestação é representada através da luz, da paz, da fé e da razão.
Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.
Oxalá é sábio e disciplinado. É chamado de Bàbá Alábàsé (Pai da Criação). Seu poder não se mostra pelo rigor de sua autoridade; e sim, por sua capacidade de realização. Seu número é o 10 (odù òfún - generosidade).
O número 7 é ligado ao Odù Òdí. Odù é o elemento indicativo da personalidade e do destino que determina as extensões e os limites a serem vividos aqui no Àiyé (mundo). Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida.
O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu. A diferença entre ele e o irmão é que Ogum não tem a dissi- mulação e o jogo de cintura tão ca- racterísticos de Exu.
Objetos simbólicos como búzios, palha da costa, cajado e maracás (uma espécie de chocalho indígena) também agradam Omulu, que é representado pelos números 8 e 16. O 8 significa dualidade, equilíbrio e transformação; já o 16, renovação e esperança.
Características do Orixá: Ògún é audaz e irrequieto. É chamado no Candomblé de Olú Irin (Senhor dos metais) e na Umbanda, de Beira-Mar, Rompe-Mato e outros. Seu número é o 3 (Odú étàògúndá –coragem).
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.
Jogo de búzios: O jogo de búzios é amplamente utilizado como uma prática comum para identificar o orixá pessoal. Por meio da leitura dos búzios, o babalorixá ou iyalorixá recebe mensagens e orientações dos orixás, revelando qual é a divindade que está vinculada ao indivíduo.
Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.
Inclusive, em algumas linhas do Candomblé, ela não tem filhos homens.” No sincretismo, a orixá é associada com Sant'Ana, a avó de Jesus Cristo e é celebrada em 26 de julho. Ainda de acordo com Leonardo Almeida, a cor correspondente à divindade é o lilás e o número é o 13.
Então seu corpo começou a crescer até que seus seios se romperam e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares; e do ventre saíram os Orixás que governam as 16 direcões do mundo: Exu, Ogum, Xangô, Iansã, Ossain, Oxossi, Obá, Oxum, Dadá, Olocum, Oloxá, Okô, Okê, Ajê Xalugá, Orum e Oxu.
Muitas são as divindades cultuadas no Candomblé; no entanto, os Orixás, cujo culto é mais expressivo, são dezessete, com derivações e formas diferenciadas de culto de casa para casa, sendo eles: Exu, Ogum, Ossãe, Odé, Obaluaiê, Nanã, Oxumarê, Xangô, Oyá, Obá, Yewá, Oxum, Logun-Edé, Yemanjá, Iroko, Oxalá (que se ...
O g1 preparou uma análise do que o ano de 2024 tem para oferecer sob a regência do número oito, do planeta Saturno e das energias de Exu e Omulu. A chegada do ano traz consigo a energia do número oito, resultado da soma dos algarismos de 2024.
Ofum (Ofun) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. Nesta caída responde Oxalufã e Airá.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.