A presença dos portugueses, nos séculos XVI e XVII, deixou muitas contribuições, inclusive uma receita de pão de ló No mesmo século em que iniciaram a colonização do Brasil, os portugueses “descobriram” o Japão – um arquipélago composto por 6.852 ilhas, na Ásia.
A ocupação japonesa da Coreia foi caracterizada por uma repressão brutal, que incluiu deportações, trabalhos forçados e exploração sexual de mulheres. Os colonizadores dominaram a política, instituíram o ensino de sua língua nas escolas e obrigaram os coreanos a tomar nomes japoneses.
As origens da civilização japonesa são remotas e bastante imprecisas. Contudo, alguns estudos indicam que os primeiros ocupantes deste território apareceram no século III a.C.. Entre as várias culturas que surgem nesse período de formação, podemos destacar a existência dos Yayoi, Kyushu e Jomon.
O Japão celebra a cada dia 11 de fevereiro, a data nacional de sua fundação. Foi nesse dia que, no ano de 660 antes de Cristo, segundo a versão oficial, o imperador Jinmu Tennō, no dia de Ano Novo do calendário lunar, fundou o Império do Japão e se autoproclamou seu primeiro imperador.
Qual era o antigo nome do Japão? Cipango é, de facto, o nome antigo do Japão, e vem do chinês Je-pen-kuó, «país do sol nascente». Foram utilizadas as duas primeiras sílabas.
Os Ainu chamavam Hokkaido de "Ainu Moshiri" ("Terra dos Ainu"), e sua ocupação original era a caça, forrageamento e pesca, como muitos povos indígenas no mundo todo. Eles viviam principalmente ao longo da costa sul mais quente de Hokkaido e faziam comércio com os japoneses.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Em português, o título moderno oficial do país é simplesmente "Japão", um dos poucos estados-nação a não ter um nome de "forma longa". O nome oficial em japonês é Nippon koku ou Nihon koku (日本国), literalmente "País do Japão".
Com a assinatura do Tratado de Shimonoseki entre Japão e China em 1895, o gigante continental reconheceu a plena independência da Coreia que, 15 anos depois caiu sob a ambição territorial de Rússia e Japão. Após a Guerra Russo-Japonesa, os russos são expulsos da Coreia, deixando o campo livre aos japoneses.
Antes desse período, a Coreia tinha sido um estado vassalo da China desde o século 17. Mas, a partir do Império Meiji, que comandou o Japão desde a metade do século 18, o expansionismo nipônico avançou ao continente e determinou o domínio da Península Coreana e outras ilhas do Oceano Pacífico.
O reino de Kija ficou conhecido com o nome de Choson ("sossego da manhã", "terra tranquila" ou "bela manhã"), chegando a se estender da península até a Manchúria. Kija foi sucedido por monarcas coreanos, como Yi Pyong-do, até que um de seus descendentes foi derrotado pelo usurpador Wiman, em 194 a.C..
Na época os japoneses viviam isolados, pelo fato do país não ter ligação por terra com nenhum outro, e só tinham contato com a China e Coréia, de onde receberam fortes influências culturais, como a escrita, o cultivo do arroz e o budismo.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
O aparecimento das primeiras pessoas no Japão data do Paleolítico, há cerca de 35 000 anos. Entre 11 000 e 500 AEC, estes povos desenvolveram um tipo de cerâmica designada de Jomon, a qual é considerada das mais antigas do mundo.
Entre 1592 e 1598, os japoneses invadiram a Coreia, depois que os Joseon se negaram a fornecer uma passagem segura para o exército japonês, liderado por Toyotomi Hideyoshi, em sua campanha para a conquista da China.
Visão e explicação segundo a Bíblia sobre "os japoneses são descendentes de quem na bíblia" A Bíblia não menciona especificamente os japoneses ou qualquer conexão entre eles e os personagens bíblicos. Portanto, não há uma visão ou explicação segundo a Bíblia sobre essa suposta descendência.
Os japoneses são predominantemente descendentes do antigo povo Yayoi, enquanto os próprios coreanos se formaram a partir dos siberianos e Yayoi local assimilado (Peninsular Japônico).
No Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo. O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas. “O Brasil é o país mais japonês depois do Japão.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Atualmente, o país mais pobre do mundo é o o Burundi, com uma renda anual ajustada pelo poder de compra de apenas $ 775. É encorajador o fato de que o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, com uma renda inferior a US$ 1,90 por dia, diminuiu significativamente nos últimos anos. Congo (dem. rep.)