A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, que ao longo da bacia hidrográfica do rio Amazonas, se estende por oito países, por cerca de 6,74 milhões de km²: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname. Também passa por parte do território da Guiana Francesa.
Esta bacia (Marañon, Solimões, Amazonas) abrange 7 milhões de quilômetros quadrados distribuído por nove país: Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e, Suriname (atual Amazônia Natural). dos quais 5 milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela esta floresta tropical.
É importante ressaltar que a Amazônia corresponde a 61% do território brasileiro, portanto não é a Amazônia que pertence ao Brasil, mas é o Brasil que pertence à Amazônia. Se a Amazônia brasileira fosse um país, seria o sétimo maior do mundo em extensão territorial. O Brasil é o quarto.
A Amazônia Legal foi definida em Lei Complementar no 124 de 03/01/2007 e é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM qualquer alteração em seus limites. Por que o IBGE disponibiliza a Amazônia Legal como recorte geográfico?
A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro, distribuído por 775 municípios. Representa 67% das florestas tropicais do mundo. Se fosse um país, a Amazônia Legal seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Um terço das árvores do mundo estão na região, além de 20% das águas doces.
Já em 2024, no mesmo período, foram 503,5 km², redução de quase 60 km². É o menor índice para o mês desde 2018 e o segundo ano consecutivo com redução significativa.
Para fazer essa comparação, o Portal Amazônia juntou mais de um país: devido à extensão do estado caberiam 2 Ucrânias e 1 Alemanha no território amazonense. A Ucrânia possui um território de 603.700 km² e é conhecida pelas suas igrejas ortodoxas, pela costa do Mar Negro e pelas montanhas arborizadas.
Ricardo Stoppe Júnior é um dos maiores grileiros do país há pelo menos 20 anos e teve o apoio de órgãos governamentais para fraudar documentações, segundo a PF. Um médico de Araçatuba, no interior de São Paulo, faturou R$ 800 milhões ao se tornar "dono" de uma parte da Floresta Amazônica .
O Arpa tem o objetivo de promover a conservação e a proteção permanente de 60 milhões de hectares ou 15% da Amazônia brasileira – uma área maior que a Alemanha. É considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo.
O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países. Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.
Cerca de 20 milhões de anos atrás, quando começaram a surgir as montanhas dos Andes ao longo do continente da América do Sul, devido à grande pressão exercida pelas placas tectônicas, essa massa emergente bloqueou o fluxo do rio Amazonas.
Como a Amazônia é vista pelas pessoas de outros estados do Brasil?
“A floresta é vista como exótica, que deve ser explorada, com recursos inesgotáveis. Contudo, o pensamento mudou um pouco com a Eco 92. Na época, passou-se a pensar sobre a preservação da natureza, mas sem o lado humano, como se o homem não fizesse parte.
Camada está rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região. Estima-se que apenas 14% de todo o território pode ser considerado fértil para a agricultura.
A bacia amazônica gera entre 16% e 20% da água doce do planeta, contém 25% da biodiversidade terrestre, mais espécies de peixes do que qualquer outro sistema fluvial, 6.000 espécies de animais e pelo menos 40.000 espécies de plantas, de acordo com a publicação de maio da BM.
Ela é considerada a maior floresta tropical do mundo e é um patrimônio natural de toda a humanidade. O Brasil é o país que detém a maior parte da floresta, cerca de 60% do total. Não há registros históricos que comprovem que a Amazônia tenha sido comprada pelos Estados Unidos.
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, que ao longo da bacia hidrográfica do rio Amazonas, se estende por oito países, por cerca de 6,74 milhões de km²: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname. Também passa por parte do território da Guiana Francesa.
Hoje, Noruega, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos formam o grupo de doadores internacionais. O Fundo Amazônia é administrado pelo BNDES em coordenação com o MMA e apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), lançado em junho de 2023.
O estado do Amazonas fica na região Norte do Brasil. Faz fronteira, a norte com a Venezuela e o estado de Roraima, a noroeste com a Colômbia, a leste com o Pará, a sudeste com o estado de Mato Grosso, a sul com o estado de Rondonia e a sudeste com o estado do Acre e o Peru.
São elas: Polícias Federal e Rodoviária Federal; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio); Força Nacional de Segurança Pública; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e Centro Gestor e Operacional do Sistema de ...
Com 1.000 km² (29%) de floresta derrubados nos primeiros nove meses de 2023, o Pará foi o estado que mais devastou a Amazônia no período, apesar de ter tido a segunda maior redução no desmate. Isso porque, nos primeiros três trimestres de 2022, foram destruídos 3.161 km², 68% a menos do que neste ano.
Mais de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.