Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Outros países, no entanto, cuidam melhor da higiene da boca. São eles: Índia (100%), Alemanha (71%), Rússia e Suécia (ambos com 68%). Também foi possível observar que a adoção desses mesmos hábitos saudáveis aumenta com o passar dos anos.
Para exemplificar, o Brasil é conhecido como o país que mais toma banho de chuveiro no mundo, enquanto o Reino Unido é considerado o país que menos toma banho no chuveiro. No entanto, o mais importante é que todos possamos manter em dia a higiene pessoal, independentemente de nossas preferências e práticas de banho.
Escova de dente elétrica é melhor do que escova de dente manual?
Qual o país menos higiênico do mundo?
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Pode escovar os dentes 5 vezes ao dia? Sim, porém se bem feita a escovação três vezes ao dia você não terá problemas com cáries dentárias ou doenças na gengiva.
No quesito uso de desodorante, a distância entre os brasileiros e os americanos é ainda maior: aqui, usa-se em média duas vezes por dia. Nos Estados Unidos, é 1,2 vez.
Foi na china em meados de 1.400 que surgiu a escova de dente mais parecida com a que temos hoje. Acredita que prendiam em uma vareta de bambu pêlos de porco!
Vivemos em um país que se destaca mundialmente na Odontologia. E números como estes podem provar: 1 em cada 5 dentistas no mundo são brasileiros. Isso mesmo! São mais de 380 mil profissionais que projetam o Brasil como o líder do ranking mundial em número de dentistas.
Aproximadamente sete em cada 10 americanos escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia, no entanto mais de 30% não escovam de forma satisfatória, de acordo com uma pesquisa publicada pela Delta Dental.
1. Espanha. Com impressionantes $176.000,00 ou R$995.685,00 por ano, a Espanha ocupa a posição de destaque de país onde cirurgiões-dentistas são mais bem remunerados.
Sendo assim, caso você só queira escovar os seus dentes uma vez durante o período da manhã, o melhor é que você faça isso depois de comer o café da manhã. Contudo, se você quiser escovar os dentes logo depois que acordar, saiba que não há nenhum problema nisso.
Se você não escovar os dentes antes de dormir, a placa pode se acumular durante a noite e endurecer em tártaro, sendo mais difícil de remover. A placa também pode causar gengivite, a inflamação das gengivas. A gengivite pode levar à periodontite, sendo uma infecção grave dos ossos e tecidos que sustentam os dentes.
A cárie é uma doença bucal causada pela ação de bactérias. Esses seres microscópicos se alimentam de restos de comida presentes na boca, liberando substâncias ácidas que danificam o esmalte dos dentes.
Em outros países, porém, o hábito é menos recorrente. Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
Em primeiro lugar temos a Dinamarca com pontuação de 77,9 de acordo com a fonte: World Population Review, país amplamente reconhecido por sua liderança em energia eólica e políticas de sustentabilidade.
Além do Brasil, os sociólogos colocam a Colômbia e a Austrália entre as nações menos alérgicas à água, com dez e oito banhos semanais por pessoa, respectivamente. Indonésia e México vêm logo atrás, com cerca de sete banhos cada.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) em 2015 revelou que 40% dos franceses não tomam banho todos os dias. Embora isso não signifique que eles nunca tomem banho, é uma frequência menor do que em muitos outros países.