As maiores formigas do mundo vivem no Brasil. Esse dado consta no Mapa das Formigas no Mundo, desenvolvido pela UFPR, a Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa.
Elas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida, e apenas algumas ilhas grandes, como a Groenlândia, a Islândia, partes da Polinésia e as ilhas havaianas, não possuem espécies de formigas nativas.
De acordo com a pesquisa, nos últimos 50 anos, os estudos sobre formigas no país revelaram cerca de 1130 espécies do inseto, o que corresponde a aproximadamente 70% das espécies conhecidas de ocorrência no país.
A supercolônia ocupa uma faixa de 6 mil quilômetros que começa no noroeste da Espanha, desce até Portugal, entra na Espanha novamente pelo sudoeste e se estende pelo litoral até o norte da Itália, passando também pela França. Acredita-se que há bilhões de formigas vivendo ali, ocupando milhões de ninhos.
O número total de formigas em todo o mundo pode chegar a 20 quatrilhões. Isso significa que há mais de 2,5 milhões de formigas para cada ser humano. A estimativa foi publicada nesta segunda-feira (19) na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
As maiores formigas do mundo vivem no Brasil. Esse dado consta no Mapa das Formigas no Mundo, desenvolvido pela UFPR, a Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa.
A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.
Em 2011, um fóssil de Titanomyrma foi encontrado no estado de Wyoming, nos EUA. Estudos sobre estes insetos demonstram que as Titanomyrmas giganteum se origiram no continente europeu, habitando a Terra há cerca de 50 milhões de anos. É a maior espécie de formiga que já viveu na Terra.
Marabunta (Cheliomyrmex andicola) faz parte do gênero Cheliomyrmex e da subfamília Dorylinae. São formigas de correição que vivem principalmente debaixo da terra nas selvas tropicais da América, e são de cor avermelhada.
O inseto habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente no Brasil, Bolívia e Peru, bem como na Venezuela, Honduras e Costa Rica. A formiga-bala é reconhecida em seu habitat por diferentes nomes, todos relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor, diz a EOL.
Entomologistas encontraram uma espécie nova de uma minúscula formiga com a aparência rara, na cor azul metálico. A descoberta foi feita durante uma expedição para estudar a biodiversidade do Vale do Siang, no nordeste da Índia, e foi divulgada em pesquisa publicada na revista científica ZooKeys, no último dia 30.
Tamanduá-bandeira: um gigante comedor de formiga | WWF Brasil. Para comer até 30 mil formigas e cupins por dia, esse mamífero precisa de habitats variados para sobreviver. Saiba mais sobre essa espécie que já foi encontrada em todos os estados brasileiros e hoje está ameaçada de extinção.
A formiga-prateada-do-saara consegue cruzar as areias quentes do norte da África em velocidades estonteantes, ultrapassando a marca de um metro por segundo. Em relação ao tamanho corporal, seria como se um humano percorresse mais de dois campos de futebol inteiros em um piscar de olhos.
Uma formiga preservada em um bloco de âmbar do Báltico de 35 milhões de anos é a formiga-correição mais antiga já descoberta, de acordo com um novo estudo, representando a primeira evidência de que esses ferozes predadores já vagaram pelo continente europeu.
Nesse caso, a reação ocorre por conta da grande quantidade de veneno injetado no corpo e as reações se dão pela ação do próprio veneno; Reação anafilática grave. É desencadeada por uma alergia ao veneno da formiga, com sintomas como vômitos, náuseas, desconforto abdominal, alterações na pele, falta de ar e desmaio.
Formiga-cabo-verde: Não teve jeito, o inseto campeão no quesito causar dor é mesmo a formiga. Schmidt descreveu a picada dessa espécie como “andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar'.
Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplique em todas as áreas em que houver insetos. O cheiro forte vai repeli-los e impedir que voltem. Caso não haja vinagre, o limão também se mostra uma solução simples: esprema o suco de uma fruta e coloque-o em garrafa de spray.
Você já ouviu falar na formiga tucandeira? Esta é a formiga mais perigosa existente no Brasil. Ela não tem veneno capaz de matar. Além disso, sua mordida pode fazer desmaiar.
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
Outro animal campeão, em termos quantitativos, é a formiga. Cientistas calculam que existam de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) delas no planeta. É o inseto mais numeroso do mundo.