Para o professor, a disciplina Ensino Religioso pode ser utilizada para a promoção da equidade e o combate às discriminações e à violência, estimulando a capacidade crítica e a empatia dos estudantes: “Eu sempre entendi que a sala de aula é um espaço plural, a sociedade é assim: marcada pelas diferenças.
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Muitas vezes a mesma construção servia para as celebrações e sala de aula. A Igreja tem papel importante na Educação, no sentido dos Ministros e Ministras orientarem as famílias a levarem as crianças ao culto infantil, ensino confirmatório e na educação continuada do Evangelho.
A religião é intrínseca à sociedade, quase como algo inerente ao ser, sendo um dos fenômenos mais importantes da história humana e enraizada em diferentes esferas de diferentes culturas. As doutrinas religiosas são responsáveis por guiar a vida das pessoas por meio do ensinamento de virtudes e incentivo à ação moral.
Atualmente, o Ensino Religioso tem por objetivo propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, explorando os conteúdos de maneira interdisciplinar, com atividades que estimulem o diálogo e o respeito entre religiões.
8º ANO PET 7 / SEMANA 2 / O PAPEL DA RELIGIÃO NA SOCIEDADE
Qual a finalidade do ensino religioso?
O Ensino Religioso traz como função educacional, assegurar a formação integral de indivíduo numa perspectiva inclusiva, respeitando a diversidade cultural sem proselitismos.
O ensino religioso desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Ao explorar as diferentes tradições espirituais, essa disciplina ajuda os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais profunda de si mesmos, de suas crenças e valores.
A religiosidade constrói um universo de reflexão todo especial na vida seja individual ou social por envolver um contrato, em que o elemento esperança e sentido da vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano em sua trajetória terrestre.
A Cruz. A cruz relembra o momento da morte de Jesus Cristo, que como contado na Bíblia, foi onde, após passar por severas penitências, ele foi morto. ...
O peixe. Outro símbolo do cristianismo é o peixe. ...
Qual a importância da religião para a prática do bem?
A religião também influencia positivamente a vida das pessoas de uma maneira mais intrínseca. Pois muitas religiões incluem a prática da meditação, que auxilia no bem-estar do indivíduo. Além disso, a religião pode ajudar pessoas de classes econômicas mais baixas.
Qual a finalidade de aprender ensino religioso na escola?
Um dos objetivos do ensino religioso é dar orientações em relação ao papel da pessoa na sociedade, segundo alguns valores da religião indicada pela escola. Assim, a criança entra em contato com noções de justiça, cultura, paz e respeito entre os indivíduos.
Qual é a relação entre o cristianismo e a educação?
Desse modo, a relação entre cristianismo e educação ocorre na visão de que o ser humano deve ser formado integralmente, passando pelo físico, mental e espiritual. Os conteúdos da educação regular, portanto, permanecem sendo transmitidos, mas o ensino dos princípios cristãos também é abordado.
A missão da Igreja é estar a serviço dos povos para levá-los ao Cristo e à salvação. Ela é um redil, cuja única e necessária porta é Cristo (cfr. Jo 10,1-10). Seguidora de Jesus Cristo, a Igreja sempre se mostrou sensível para com a educação como um dos pontos essenciais na sua missão neste mundo.
A religião ensina valores inquestionáveis, e imprescindíveis para o ser-humano, tais quais o respeito, a honestidade, a compaixão e a responsabilidade, por exemplo. Esses valores ajudam a moldar a personalidade de um indivíduo desde cedo.
O maior objetivo das escolas religiosas é formar pessoas íntegras, empáticas e responsáveis, que desenvolvam a vontade de aprender e exercer seu papel enquanto cidadãos. Ao contrário de colégios tradicionais, instituições religiosas aproximam os alunos de diversos princípios, como ordem, disciplina e virtude.
RESUMO: Moral e religião estão ligadas de modo estreito, diferenciando-se apenas pelo fato de que na moral os deveres são praticados como princípios fundamentais de todo ser racional, e pelo fato de que esse último deve agir como membro de um sistema universal de fins, enquanto que na religião esses deveres são vistos ...
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.
Qual a diferença entre ter religião e ser religioso?
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
Crenças religiosas, geralmente se relacionam à existência, características e adoração de uma ou mais deidades, à ideia de intervenção divina no universo e na vida humana ou nas explicações deontológicas para os valores e práticas centrados nos ensinamentos de um líder espiritual ou de um grupo espiritual.
Ao longo dos séculos, a religião tem desempenhado um papel central na vida das pessoas, oferecendo conforto espiritual, orientação moral e um senso de comunidade.
Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados. Algumas regiões possuem movimentos religiosos predominantes, como no Oriente Médio onde 90% da população segue o Islamismo.
Os autores mostram que a participação religiosa aprimora o desempenho e o aproveitamento escolar, assim como a qualidade dos recursos disponíveis para o adolescente nas relações sociais. Os resultados revelam que uma parte dos efeitos da participação religiosa na educação é atribuída ao capital social.
"A educação laica é a educação que não é baseada em argumentos ou dogmas religiosos, mas em regras do campo científico e estabelecidas pelo espaço público", define o professor.
Ao explorar as diversas tradições religiosas de forma acadêmica e imparcial, os alunos têm a oportunidade de expandir seus horizontes, desenvolver empatia e respeito, e contribuir para a construção de sociedades mais tolerantes e harmoniosas.