Qual era o sistema educacional dos padres jesuítas?
Os jesuítas em seus ensinamentos ajustavam a catequese e a aprendizagem dos seus trabalhos, esse processo era realizado com uma divisão social, a catequese atendia os indígenas, que era realizada nas aldeias e a educação para a elite, ensinadas nos colégios religiosos.
Qual foi o método educacional utilizado pelos jesuítas?
A educa- ção jesuítica caracterizava-se por um ensino tradicional e literário. O curso primário privilegiava a educação física e intelectual e o en- sino médio, a educação das Letras, ministrada, sobretudo, através da leitura de autores clássicos (TOBIAS, 1986).
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
Como era o programa de estudos das escolas jesuítas?
Os jesuítas utilizavam o método pedagógico conhecido como Ratio Studiorum, que estabelecia um currículo rigoroso e detalhado. Esse método incluía disciplinas como gramática, retórica, filosofia, teologia, matemática, física e música.
Quais são as três modalidades do ensino jesuítico?
Denominava a administração dividida em províncias com a supervisão de um provincial que cuidava das casas e colégios de ordem daquela localidade, os estudos eram organizados em três modalidades de currículo: Teológico, durava quatro anos abrangendo a teologia escolástica e moral, a filosofia, perdura por três anos ...
O Ratio Studiorum foi um método de ensino criado por Inácio de Loyola para direcionar as ações educativas dos padres jesuítas, nas atividades educacionais, na colônia e na metrópole.
Era uma escola elementar de ler, escrever, contar e cantar, dirigida pelo estudante jesuíta Vicente Rodrigues, de 21 anos de idade, o primeiro mestre-escola do Brasil. Os jesuítas entendiam a sua missão evangelizadora numa dupla dimensão, de catequese e instrução, que se alternavam e reforçavam no currículo escolar.
Como era o modelo de ensino da primeira escola brasileira fundada pelos padres jesuítas?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese. Eles atuaram em diversas partes do mundo e destacaram-se no Brasil colonial.
As aulas régias compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja - foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil.
A pedagogia jesuíta era baseada na disciplina, obediência e no rigor acadêmico. Os estudantes eram submetidos a um currículo rigoroso, que incluía latim, retórica, filosofia e teologia. Através do ensino, os jesuítas buscavam formar cristãos instruídos e comprometidos com a Igreja Católica.
Qual o sistema de ensino que substituiu o ensino jesuíta?
A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígenas.
O método de ensino utilizado pelos jesuítas era o chamado Ratio Studiorum, que estabelecia o currículo, a orientação e a administração do sistema a ser seguido. Inácio de Loyola direcionava as atividades pedagógicas na colônia e na metrópole.
RESUMO: A pedagogia progressista utiliza a metodologia problematizadora de ensino como principal ferramenta para reflexão-ação crítica sobre a realidade, promovendo a interação na construção do conhecimento.
Os jesuítas são os padres da Societas Iesu (Companhia de Jesus, em português), religiosos da Igreja Católica cujo objetivo é converter todas as almas para o Cristianismo.
Em quais princípios era baseada a educação jesuítica?
Foi uma reação da igreja católica a fim de recuperar o poder perdido. Teve por diretrizes, tomadas no Concílio de Trento (1545-1563), reafirmar os princípios da fé e a supremacia Papal por meio da criação de seminários, colégios e da inquisição atuante em Portugal e Espanha.
Como funcionou o sistema educacional jesuíta no Brasil Colônia?
A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.
Como era o ensino dos jesuítas com a utilização do documento Ratio Studiorum?
O Ratio Studiorum seria a base comum que serviria de suporte de trabalho dos jesuítas e assim, as movimentações dos colégios eram rigorosamente coordenadas pelo método, que estabelecia o currículo do colégio e deveria ser seguido por todas as unidades da Companhia, para garantir a universalidade do trabalho dos mestres ...
Qual era a abordagem educacional adotada pelos colonizadores no Brasil?
Ainda nesse período a educação dos colonizadores eram voltada aos seus próprios interesses pessoais. Ocorrendo a formação de suas próprias classes sociais, concedendo aos índios ao trabalho escravo, enquanto os colonizados buscavam melhores estudos na Europa.
O que mudou na educação brasileira com a expulsão dos jesuítas?
Da expulsão dos jesuítas à Independência do Brasil, o quadro educacional brasileiro passa por um estado de desarticulação e de dificuldades de sustentação.
Ordem consagrada ao ensino pela Constituição escrita por seu próprio fundador, a Companhia, onde quer que entrava a exercer os seus ministérios, instituía logo e multiplicava rapidamente os seus estabelecimentos de ensino.
Seguindo a finalidade primordial da pedagogia jesuítica, ' virtude e letras' ou ' fé e ciência', o trabalho educativo visa fazer dos cristãos homens cultos e comprometidos com o apostolado moderno e propiciar aos não-cristãos, por meio de uma formação humana integral, a orientação para o bem comum e o conhecimento e o ...
Quais foram as principais críticas à pedagogia dos jesuítas?
As suas principais críticas ao escolanovismo advêm de considerar que se trata de um movimento elitista e burguês, cujas escolas serão de difícil acesso às camadas mais desfavorecidas da sociedade. Assim, Freinet almeja a construção de um projeto, que denomina uma escola do povo, que rume a uma sociedade socialista.