O Distrito Federal está localizado entre os paralelos de 15°30´ e 16°03´de latitude sul e os meridianos de 47°25´e 48°12´de longitude oeste, na Região Centro-Oeste, ocupando o centro do Brasil e o centro leste do Estado de Goiás. Com uma área de 5.783 km2, representa 0,06% da área do território nacional.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
Chapada dos Guimarães é um pequeno e tranquilo município mato-grossense que fica a 65 Km de Cuiabá. A altitude de Chapada é de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, e a de Cuiabá, cerca de 200 metros; o Pantanal mato-grossense fica a 100 metros.
Sem muitas surpresas aqui: como Brasília fica na região central do país, a capital mais próxima é a do Paraguai, seguida por outros países da América do Sul.
- Ao norte: Planaltina de Goiás, Padre Bernardo e Formosa; - Ao sul: Luziânia, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama; - A leste: Formosa; - A oeste: Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo e Águas Lindas.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
O paralelo 0° é o Equador e em relação a este existem dois paralelos equidistantes de latitude, um ao norte batizado de Trópico de Câncer ("23° 26' 14"), e o outro ao sul que foi chamado de Trópico de Capricórnio (23° 26 ′ 12,9»), sendo os mencionados, os dois pontos ao norte e ao sul da superfície da Terra, ...
O Paralelo 22 S é o paralelo no 22° grau a sul do plano equatorial terrestre. Uma parte da fronteira Botswana-Namíbia e dois troços da fronteira Argentina-Bolívia são definidas por este paralelo.
Como se chama a pessoa que nasce no Distrito Federal?
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
A palavra "Brasília" é usada como um sinônimo do Distrito Federal como um todo por meio de sinédoque; no entanto, o DF é composto de 31 regiões administrativas, das quais apenas uma é o centro da entidade: a Região Administrativa I, que é basicamente formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília.
No caso de Brasília, a sigla BSB foi colocada porque o aeroporto foi construído em 1957, dezessete anos após a inauguração do de Barreiras, no interior da Bahia, chamado de BRA. Além da sigla da IATA, os aeroportos contam com uma outra, de quatro letras, dada pela ICAO, das Nações Unidas.
Uma linha imaginária que corta o planeta e que passa por Goiás: o famoso Paralelo 14. Acredita-se que neste local existe um túnel que liga o Brasil à Machu Picchu, no Peru, um portal entre o espaço e o tempo, e que a energia deste lugar seria capaz até de curar doenças.
O Bueno Paralelo 31 tem origem no ponto de encontro do perfeito terroir do Novo Mundo, região que une a Campanha, no Rio Grande do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile e Argentina. Região: Campanha Gaúcha/RS.
A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.
Por que dizemos que o Brasil está localizado no hemisfério ocidental?
O território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está localizada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% localizado no hemisfério meridional.
Em qual dos quatro hemisférios o Brasil não possui Terra?
Em relação aos quatro hemisférios da Terra, devido à sua grande extensão territorial, o Brasil só não possui terras no hemisfério oriental. Pela sua grande extensão norte-sul, o Brasil é o único país do mundo cortado ao norte pelo Equador (0º), e pelo Trópico de Capricórnio (23º27'), ao sul.
Resposta:Pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Linha do Equador (0°): A linha do Equador atravessa o Brasil na sua parte norte, cortando estados como Amapá, Pará e Amazonas. Esta linha imaginária divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.
Apesar de Brasília ser apenas um único município do Distrito Federal e possuir quase 1.100 metros acima do nível do mar, a Região Administrativa de Ceilândia é a área urbana mais elevada do Distrito Federal e possui 1.285 m de altitude na sede do Bairro.
Ao norte: Planaltina de Goiás, Padre Bernardo e Formosa; Ao sul: Luziânia, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama; A leste: Formosa e Cabeceira Grande (MG); A oeste: Alexânia, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo e Águas Lindas.
Porque o Distrito Federal não pode ser considerado um estado?
O Distrito Federal é pessoa jurídica de direito público interno, ente da estrutura político-administrativa do Brasil de natureza sui generis, pois não é nem um estado nem um município, mas sim um ente especial que acumula as competências legislativas reservadas aos estados e aos municípios, conforme dispõe o art.