O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
O paralelo 0° é o Equador e em relação a este existem dois paralelos equidistantes de latitude, um ao norte batizado de Trópico de Câncer ("23° 26' 14"), e o outro ao sul que foi chamado de Trópico de Capricórnio (23° 26 ′ 12,9»), sendo os mencionados, os dois pontos ao norte e ao sul da superfície da Terra, ...
Bem ali cruza uma linha imaginária que corta o planeta: o Paralelo 14, que liga o Brasil ao Peru, mais precisamente passa pela Chapada dos Veadeiros e pela misteriosa Machu Picchu, que é a fonte de todas as histórias que nasceram no local.
O Bueno Paralelo 31 tem origem no ponto de encontro do perfeito terroir do Novo Mundo, região que une a Campanha, no Rio Grande do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile e Argentina. Região: Campanha Gaúcha/RS.
O Paralelo 22 S é o paralelo no 22° grau a sul do plano equatorial terrestre. Uma parte da fronteira Botswana-Namíbia e dois troços da fronteira Argentina-Bolívia são definidas por este paralelo.
Os trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido leste–oeste. Eles são fundamentais para a localização no espaço geográfico. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de linhas imaginárias que cortam a Terra.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.
O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
Chapada dos Guimarães é um pequeno e tranquilo município mato-grossense que fica a 65 Km de Cuiabá. A altitude de Chapada é de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, e a de Cuiabá, cerca de 200 metros; o Pantanal mato-grossense fica a 100 metros.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Você, certamente já ouviu falar deles.