Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.
A ave lira é uma ave australiana capaz de emitir sons incríveis e também copiar o canto de outros pássaros. Esse comportamento curioso só é possível devido a uma estrutura especial da sua seringe. A seringe pode ser comparada às nossas cordas vocais.
“Anfíbios e aves noturnas costumam ter repertórios variados de vocalizações, alguns deles se assemelhando a assobios, por exemplo a rã assobiadora (Leptodactylus fuscus) e a ave urutau (Nyctibius griséus).
Neste vídeo, você terá a oportunidade de ouvir umas belas calopsitas cantando o famoso "fiu fiu" e outros cantos naturais da espécie. As calopsitas são conhecidas por suas habilidades musicais e vocais, sendo capazes de imitar sons e até mesmo falar algumas palavras.
AVES que IMITAM A VOZ HUMANA! Os "pássaros falantes" mais incríveis!
Qual é o pássaro que assobia?
Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia.
Aves nocturnas: “Uuuu – u – uhuhuhuhu”, a coruja-do-mato chama por si. As aves nocturnas são mais difíceis de observar do que as diurnas, mas têm cantos mais simples e fáceis de distinguir.
🐦Sabia que o sabiá sabia assobiar? 🎶 O sabiá laranjeira é uma das espécies mais comuns da Mata Atlântica, podendo ser encontrado em florestas preservadas, parques e praças. Ele se alimenta de frutos, insetos, minhocas e seu canto pode ser ouvido a partir do final do Inverno e durante a Primavera.
Além do belíssimo canto, a ave também usa de outros sons: o chamado comum é um “ga… ga-gá'-ca” lembrando uma galinha, geralmente seguido de assobios territoriais decrescentes e terminando em notas mais longas que no começo (fi-fi-fíu-fíu-fíu-fíu-fiúu-fiúúu).
No Peru, mais especificamente na amazônia peruana, o Nyctibius griseus é uma ave arraigada na mitologia dos povos indígenas , onde é conhecido como “Ayaymama”, pois seu canto também lembra uma criança exclamando “ai, ai, mama!”.
A ave, que pode ser encontrada na Austrália, tem a curiosa capacidade de reproduzir o som. Em 2021, por exemplo, um vídeo repercutido pelo The Guardian no Youtube mostra o som emitido por um pássaro-lira chamado Echo, que vive no zoológico de Taronga.
A Cegonha-bico-de-sapato, encontrada na África Oriental, é conhecida por sua aparência assustadora e fama de ser "comedora de crocodilos". Conheça mais sobre essa ave exótica!
“Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel! “Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem.
É uma das espécies mais conhecidas do gênero Euphonia. Além do colorido do macho, outra característica marcante nessa ave é o canto assobiado, usado para contato entre o grupo e origem dos nomes comuns. Sua voz pode ser facilmente reconhecida: “di-di”, “vi-vi”, “vem-vem” ou “fi-fi” (chamada de ambos os sexos).
É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.
Para muitos, talvez, essa frase seja o primeiro contato com a avifauna brasileira. E o sabiá, ou melhor, os sabiás, sabem mesmo assobiar de forma afinada e harmoniosa.
De acordo com o reputado instituto NIH, o assobio nos ouvidos refere-se à perceção de ruídos como apitos ou zumbidos, que não têm origem em fontes sonoras externas (ou seja, que outras pessoas não ouvem). Geralmente, está associado a condições subjacentes, como dificuldades auditivas relacionadas à idade.
O zumbido no ouvido, ou tinnitus, é caracterizado por um ruído incômodo sem fonte externa. Algumas pessoas escutam o barulho de assobio, chiado, apito ou outros sons. O zumbido pode ser constante ou intermitente, estável ou pulsante e parece vir de um ouvido ou de ambos, de dentro da cabeça ou à distância.
1. Urutau (Nyctibius griseus) Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite!
Qual é o pássaro que dorme de dia e só sai à noite?
O nome socó-dorminhoco deve-se ao fato de esta ave passar boa parte do dia dormindo, porém na verdade trata-se de uma espécie predominantemente noturna.
Os urutaus são um grupo de aves noturnas restritas aos Neotrópicos da América do Sul, que pertencem ao gênero Nyctibius, da família Nyctibiidae e ordem Nyctibiiformes. Também são chamados de mãe-da-lua e emenda-toco.