– Pecado mortal é o que contraria à caridade, como se disse. Ora, a ingratidão contraria à caridade, como se disse. Logo, a ingratidão é sempre pecado mortal. 3.
Provérbios 17:13 “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. A ingratidão é um defeito de caráter. Segundo a teologia hebraica, se o homem pagasse o bem com o mal deveria receber a retribuição divina do sofrimento.
A ingratidão é um pecado que envolve a falta de reconhecimento e gratidão por tudo o que Deus nos concede e pelas bênçãos recebidas. A Bíblia nos ensina a sermos gratos a Deus em todas as circunstâncias e a expressar nossa gratidão de maneira prática.
Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados. E naturalmente perdemos a motivação para auxiliar ou apoiar a pessoa novamente.
A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas. O indivíduo insatisfeito com a vida se torna um “reclamão”. Não consegue dar valor às coisas boas e vive enxergando somente aquilo que lhe falta. Um buraco sem fundo.
Evite as frases acusatórias, como “Você fez isso e aquilo”. Dê o benefício da dúvida e permita que a pessoa se explique diante das suas insatisfações. Lembre-se de que ninguém é obrigado a retribuir uma boa ação ou a pedir desculpas, ainda que sejam gestos nobres.
Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho.
Saul foi quem sabe um dos personagens mais ingratos da bíblia. Ele obteve uma grande vitória sobre os filisteus graças a vitória de Davi sobre Golias. Davi ajudou Saul a vencer os seus inimigos e ficou famoso em Israel. Sua fama ficou até mesmo maior que a do rei Saul.
A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo. Todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.
21O filho insensato só produz tristeza, e nenhum contentamento tem o pai do que pratica tolices. 22O coração bem disposto é remédio de grande eficácia, mas a alma deprimida consome até dos ossos do corpo todo o vigor.… O filho sem juízo é tristeza para seu pai e amargura para sua mãe!
Em Efésios 4:29 o apóstolo Paulo nos instrui a não usarmos nenhuma linguagem suja ou poluída. Durante algum tempo, eu não imaginava que isso incluía reclamar, mas então aprendi que reclamar e murmurar polui nossas vidas. De forma objetiva e simples, reclamar é um pecado!
1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado. 3 Que ou aquele que não corresponde à afeição que se lhe dedica.
2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. 3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
Lucas 6.35: 35 Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus. Lucas 17.11-19 11De caminho para Jerusalém, Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.