Ao todo, de acordo com os cientistas, ele possui ao menos 92 anos. Chamado de Matusalém, em homenagem à figura bíblica com maior longevidade, o peixe não teve a idade determinada quando chegou aos EUA.
Ostracodermos. Os primeiros peixes e certamente os primeiros vertebrados, foram os ostracodermes, os quais apareceram no período Cambriano, aproximadamente há 510 milhões de anos, e tornaram-se extintos no final do Devoniano, aproximadamente 348 milhões de anos atrás.
Os primeiros fósseis do que chamamos de peixes hoje datam de 450 milhões de anos, do Período Ordoviciano Superior, encontrados nos Estados Unidos e, posteriormente, na Rússia, contribuindo para o estudo da origem dos peixes. Esses peixes são descendentes dos ostracodermos.
Sobre a espécie: O Dunkleosteus era um enorme peixe carnívoro que viveu durante o Período Devoniano (380-360 milhões de anos atrás) em todos os oceanos do mundo Na época.
Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.
A criatura recém-descoberta, batizada 'Entelognathus primordialis' (que significa mandíbula completa primordial) era um tipo de placodermo que viveu nos mares da China no período Siluriano tardio, entre 423 milhões e 416 milhões de anos atrás.
Ao todo, de acordo com os cientistas, ele possui ao menos 92 anos. Chamado de Matusalém, em homenagem à figura bíblica com maior longevidade, o peixe não teve a idade determinada quando chegou aos EUA.
Por exemplo, na sua alimentação, ao contrário da maioria das espécies, esse “grandão” atua como um filtrador, ou seja, sua alimentação é à base de plâncton e pequenos peixes. Considerado o maior peixe do mar, já foi registrado tubarão-baleia com cerca de 20 metros de comprimento (18,8m) e 34 toneladas.
Eles se desenvolvem dentro de um ovo, que contém os nutrientes necessários. Já os peixes vivíparos são aqueles em que os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe, recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.
O Tiktaalik roseae representa a espécie de transição mais conhecida entre os peixes e os tetrápodes terrestres, segundo os autores desta pesquisa. "O Tiktaalik era uma combinação de características primitivas e avançadas.
Registros. Embora Johnathan seja o animal mais velho vivo, o registro de animal de vida mais longa já descoberto é um molusco quahog, estimado em 507 anos.
Os ctenóforos foram a primeira linhagem de seres a se ramificar entre os animais. Calcula-se que tenham vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos atrás. Hoje existem perto de cem espécies diferentes desses animais marinhos nadadores.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco. Homo habilis significa "pessoa habilidosa" e Australopithecus "macaco do sul". A migração dos humanos pelo planeta começou há cerca de 2 milhões de anos, quando o Homo habilis se estabeleceu no norte da África, na Europa e na Ásia.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.
Você sabia que o pirarucu respira fora d'água? Essa é apenas uma das curiosidades de um dos maiores peixes de água doce do mundo, não à toa chamado de rei dos rios pelas comunidades ribeirinhas na Amazônia.
“O impressionante Oncorhynchus rastrosus das eras Mioceno e Plioceno foi o maior salmonídeo que já existiu”, escreveram os cientistas. Os peixes poderiam chegar até o tamanho entre 2,4 e 2,7 metros de comprimento.
Um peixe-remo, mais conhecido como "peixe do juízo final", foi encontrado por mergulhadores na costa do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, no último sábado (10/8). O animal é visto em algumas partes do mundo como um presságio para desastres naturais. A informação foi publicada pelo CBS News.