Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.
Júpiter. O maior planeta do nosso sistema tem os dias mais curtos. Em Júpiter, um dia tem duração de 10 horas. No entanto, um ano tem o equivalente há 4.333 dias terrestres.
O planeta com o dia mais longo é Vênus: são necessários 243 dias terrestres (5.832 horas) para completar sua rotação. Marte é o que mais se assemelha ao dia terrestre em duração, sendo aproximadamente 25 horas.
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta. Até agora, 2023 foi o ano de Vênus.
Já ouviu falar na "Estrela Dalva"? Embora as pessoas chamem este astro brilhante de "estrela", ele é na realidade o planeta Vênus! Dependendo da época, ele aparece logo após o pôr-do-sol ou pouco antes de ele nascer, ou seja, sempre na alvorada do dia, ou alva, o que levou ao nome de "estrela da alva".
Marte: o período de um ano no planeta dura 687 dias, o equivalente a 1ano e 8 meses na Terra. Júpiter: com 4.332 dias, um ano do planeta corresponde a quase 11 anos terrestres. Saturno: o planeta demora 10.760 dias para dar a volta completa em torno do Sol.
Isso quer dizer que, a partir desta sexta-feira (21/6), com o fim da estação, os dias começam a se alongar até encontrar um equilíbrio no equinócio da primavera, em 22 de setembro.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
VÉNUS. Vénus é um planeta rochoso, tal como Mercúrio e a Terra, mas a sua atmosfera é muito mais densa, sendo formada por vários gases. Esta espessura oculta a sua superfície, fazendo com que a atmosfera seja responsável pela característica cor amarelada do planeta.
Vênus ainda apresenta um período de rotação maior que o período de translação, ou seja, o dia em Vênus que dura 243 dias terrestres é maior que seu ano, que dura cerca de 225 dias terrestres.
A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.
O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.
Saturno é dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os planetas jovianos possuírem anéis, nenhum os possuí como Saturno; tem uma órbita quase duas vezes maior que Júpiter embora pelo seu grande tamanho (é o segundo maior planeta do sistema solar) apareça no céu como uma estrela brilhante.
Mais um planeta parecido com a Terra foi encontrado. Chamado LTT 1445 Ac, o exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha a apenas 22 anos-luz de nós, e foi confirmado como o mundo mais próximo do Sistema Solar. Além de ser rochoso, seu tamanho é semelhante ao da Terra.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico. A informação é de um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.
Resumo. Dentre as bilhões de estrelas na nossa galáxia, as Três Marias ganham grande destaque em nosso céu noturno, por seu brilho inconfundível, seu alinhamento e seu tamanho superior ao Sol. Essas estrelas fazem parte de uma constelação denominada Órion, em homenagem ao lendário caçador da mitologia grega.