O verbo humildar está atestado com o significado de «tornar-se ou mostrar-se humilde; humilhar-se; submeter-se ou sujeitar-se» (dicionário de língua portuguesa da Infopédia).
A palavra que originou “humildade” foi a grega HUMUS, que significa “terra”. Este mesmo vocábulo da antiga Grécia também deu origem às palavras “homem” e “humanidade”. O que nos remete a criatura nascida da terra e que vem se desenvolvendo e crescendo. O exercício da humildade é duro, em especial aqueles que lideram.
Humildade (do latim humilitas) é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.
Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)
“Humildade”, do grego HUMUS, significa “terra”. O mesmo vocábulo da Antiga Grécia também deu origem às palavras “homem” e “humanidade”. Ter humildade é assumir que alguma coisa merece ser mudada, que algo não está do jeito que almejei; é entender que a forma como agimos pode ser melhorada, sem culpa.