Milhar, milhão, bilhão, trilhão são substantivos masculinos. Assim, todos os termos que os acompanham, como artigos, adjetivos, pronomes e numerais, devem concordar com eles, tanto em gênero (masculino) quanto em número (singular ou plural): os milhares, uns milhões, o bilhão.
Qual é o correto: dois milhões de pessoas ou duas milhões de pessoas?
O fato é o seguinte: os artigos e os numerais que antecedem "milhar", "milhares", "milhão" e "milhões" devem ser masculinos ("os milhões de geladeiras", "os milhares de reclamações", "os dois milhões de vítimas").
“Por que a palavra 'mil' (1.000) não vai para o plural? Exemplo: 'Um mil reais, sete mil reais'.” (Paulo Alexandro Dias) A palavra “mil” não sofre flexão de número porque não é um substantivo, mas um numeral cardinal.
📌Como fica a concordância verbal com "milhão", "bilhão", "trilhão"??? [Prof. Alda]
Quanto é um trilhão?
Assim, 1 trilhão é 1.000.000.000.000 ou 1 000 000 000 000. (Nos Estados Unidos, colocam-se vírgulas no lugar dos pontos.) Para números maiores que 1 trilhão, é preciso contar quantos grupos de três números existem.
Por exemplo, bilião ou bilhão é equivalente a mil milhões (109), um trilião ou trilhão é equivalente a mil biliões (1012) e assim em diante. Para números naturais inferiores a mil milhões (< 109), as escalas são idênticas.
É numeral. Por isso, recebe tratamento diferente. Concorda com o substantivo a que se refere: duzentas mil pessoas, duzentos mil homens, duas mil crianças, quatrocentas mil mulheres, dois mil alunos.
São as duas expressões corretas. A concordância pode fazer-se com o núcleo do sujeito da frase – «um milhão» – ou com as palavras que acompanham esse núcleo – «de portugueses».
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
Infelizmente, não há uma regra específica para sabermos quando devemos usar corretamente “ãos”, “ões” e “ães”. Temos realmente que memorizar os plurais das principais palavras. A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos.
Os numerais cardinais não sofrem, em geral, flexão de gênero, mas há exceções importantes, que usamos todos os dias sem pensar duas vezes: um/uma, dois/duas e as centenas acima de cem – duzentos/duzentas, trezentos/trezentas etc.
Resposta: A rigor e pela norma culta, usa-se o masculino: "um grama, dois gramas, duzentos gramas", porque a palavra "grama", no seu significado como unidade de medida de massa, é masculina em razão de sua origem grega, língua em que o A final não designa necessariamente o feminino.
Chegando ao ponto principal desta matéria, na padaria, por exemplo, o correto é dizer quinhentos gramas de queijo. Quando se estiver falando da grama como vegetação, o ideal é “quinhentas”.
Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.
O maior número que tem um nome específico é um "googolplex", que é um 1 seguido por um googol de zeros. Um googol é um 1 seguido de 100 zeros. No entanto, não há limite para quão grandes os números podem ser.