Um pedestre ou peão é uma pessoa que viaja a pé, seja andando ou correndo. Na actualidade, o termo refere-se ao transeunte que caminha numa via, mas historicamente na Europa pode não ser esse o caso.
Feminino: peã, peoa ou peona. Plural: peões. Origem etimológica:latim medieval pedo, -onis, que tem pés grandes, que vai a pé. Feminino: peã, peoa ou peona.
História. A origem do pião é incerta ainda que se tenha conhecimento de sua existência desde o ano 4000 a.C., já que foram encontrados alguns exemplares, elaborados com argila, nas margens do rio Eufrates. Há vestígios de piões em pinturas antigas e em alguns textos literários que citam o brinquedo/jogo.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.
A forma plural da palavra nariz é narizes. O substantivo nariz designa a protuberância no rosto dos seres humanos onde se encontram as narinas, orifícios que servem à passagem de ar para dentro e para fora do corpo humano. Por vezes a palavra é também usada para designar a protuberância equivalente em outros ...