Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões).
Julgo que «uma» e «duas» são quantificadores numerais, os quais variam em género, enquanto adjetivos numerais, e terão de concordar com as formas femininas vez (singular) e vezes (plural).
A resposta é que o coeficiente de dilatação do vidro é bastante grande e o do pirex, pequeno. Se, por exemplo, colocarmos água quente em um copo de vidro, imediatamente a face interna do copo começa a se dilatar, antes mesmo do calor chegar até sua face externa.
O plural dos substantivos compostos, quando formados por verbo + substantivo, segue uma regra geral: somente o substantivo é flexionado. Por isso, a única forma correta de escrever o plural de beija-flor é beija-flores, o verbo permanece no singular e o substantivo flor sofre a flexão de número.
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.