Formato de envio de trabalhos utilizado em eventos para divulgação de trabalhos, pesquisas e realizações dos educadores e sua prática no cotidiano escolar. É uma idéia sintetizada de uma experiência realizada.
A comunicação em pôster significa a exposição sintética de um trabalho acadêmico impresso em cartaz, acompanhada de uma apresentação feita pelos autores ao público que dele se aproxima .
Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores). Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura. Minimize texto, use gráficos, figuras etc.
Poster é um material impresso com a ideia de transmitir alguma mensagem, normalmente utilizado para publicidade. Banner tem um segmento de promover alguma ideia através de material visual impresso ou digital de forma direta.
E-Poster são painéis que vieram para substituir os posters impressos! Esses totens geram economia na impressão de materiais gráficos, maior visibilidade durante eventos e são compatíveis com diversos tipos de mídia como: áudio, vídeo, animação.
O pôster também pode ter um significado diferente de cartaz, no sentido de que a palavra, no Brasil é usada quando nos referimos a peças mais "artísticas" ou de decoração de ambientes (como pôsteres de bandas, artistas, carros).
A função principal do pôster é comunicar uma mensagem de forma impactante e atrativa. Ele pode ser utilizado para anunciar um produto ou serviço, divulgar um evento, transmitir informações relevantes, despertar o interesse do público-alvo e contribuir para a identidade visual de uma marca ou organização.
O pôster (banner) deverá conter os seguintes conteúdos: a logomarca do evento, o título e subtítulo (se houver) do trabalho, o nome dos autores seguidos de identificação e dados da pesquisa (conforme apresentado no resumo submetido: introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências).
Um pôster científico tem como principal finalidade atrair a atenção para o tema de pesquisa apre- sentado, portanto, deve ser claro, de fácil leitura, e seguir padrões de estética simples e atrativos.
Os formatos mais comuns são A4 e A3, usados em documentos e impressos diários. Para projetos especiais, como pôsteres e banners, tamanhos maiores ou personalizados podem ser necessários. Ao escolher o tamanho adequado, você garante que o conteúdo seja exibido corretamente e com a melhor qualidade possível.