Há pelo menos três definições conceituais que atribuem à imprensa (mídia) a função de quarto poder. Dentre as definições mais utilizadas estão: o Fourth Estate, o Fourth Branch e o Poder Moderador.
Imprensa é a designação coletiva dos meios de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa - em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.
A invenção da máquina de imprensa possibilitou a formação das comunidades de leitores (grandes massas de leitores que tinham acesso a livros até então de escassa circulação), bem como a formação de um aparato comercial em torno da leitura – algo que começou a aparecer no século XVIII.
É função da imprensa e dos veículos de comunicação divulgar serviços públicos que atendam as necessidades de cidadãs e cidadãos, em especial canais de denúncia e serviços de prestação de informações de utilidade pública.
A imprensa tem desempenhado papel relevante nas sociedades contemporâneas, no que se refere ao fortalecimento da democracia, ao desenvolvimento das nações e à proteção dos direitos humanos – não apenas denunciando violações a tais direitos, como fortalecendo o debate público em torno das formas de defendê-los, garanti- ...
O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado por decreto presidencial, em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares.
A Imprensa, por seu lado, desempenha um papel essencial de mediadora, com seus próprios desafios. Segue na produção de notícias, na contextualização das informações, nos espaços para a fricção de opiniões, na mineração da falação digital e na tentativa de identificar as tendências que modificarão as nossas vidas.
Informar ao cidadão com qualidade, com transparência de suas ações e dar acesso às informações de interesse público são algumas das responsabilidades da instituição pública que tem na imprensa um meio de prestar contas à sociedade.
Ela se divide em dois tipos: jornais e revistas, que foram consequência da comunicação e seus diversos assuntos (editorias). O jornal é o primeiro produto que concedeu espaço para atividade profissional jornalística. Após a comunicação impressa, surgiu o rádio, que é considerado o segundo meio de massa da história.
Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso à informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado.
Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430. A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis. Esses tipos móveis nada mais eram que símbolos gráficos (letras, números, pontos etc.) moldados em chumbo.
Uma dessas invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV.
Assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação que tem como objetivo gerar mídia espontânea para empresas, entidades ou pessoas, entre eles líderes de companhias, associações ou profissionais liberais.
Estes não apresentam uma estrutura rígida, sendo de difícil definição formal, mas transmitem uma cultura letrada com diversas formas discursivas de oralidade, podendo induzir o leitor a chegar a um ponto de vista que o torna mais crítico diante de fatos e acontecimentos sociais.
Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau.
O papel da imprensa é o de informar à população o que é de interesse público, ou seja, aquilo que as pessoas devem saber – e não apenas o que elas querem saber.
Frequentemente envolvem a omissão de dados e a exclusão de opiniões divergentes, com a finalidade levar determinados argumentos ao descrédito; outras vezes, procura-se desviar a atenção do público mediante um excesso de oferta de informações sobre diversos assuntos.
O relacionamento com a imprensa deve caracterizar-se por boas práticas, permitindo que jornalistas e a Uergs estejam alinhados em função de objetivos e interesses comuns.
Mas a grande novidade da imprensa de Gutenberg foi a capacidade mecânica de produzir e reproduzir textos e livros. Enquanto, à mão, um códice demorava um mês para ficar pronto, com os tipos móveis, dezenas de códices (ou livros) eram feitos na mesma margem de tempo.
É uma síndrome clínica causada por vários microrganismos, que ocorre devido à entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos, atingindo útero, trompas e ovários e causando inflamações.
O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações.