Aplicativo está disponível gratuitamente para celulares Android, iOS (iPhone) e web. No entanto, o mensageiro já contou com taxa de assinatura de US$ 0,99; relembre. O WhatsApp é um mensageiro gratuito, disponível para celulares Android e iOS (iPhone), além da versão web, que funciona em todos os navegadores.
Dois anos após a compra do WhatsApp pelo Facebook, o app disponibilizou uma nota confirmando que não cobraria mais a taxa anual de US$ 0,99 de assinatura e manutenção, após o primeiro ano gratuito.
A partir da 1001 mensagem, serão geradas as cobranças. Para isso, os valores variam conforme o país, sendo considerado o código cadastrado no número do usuário. No Brasil, os valores são de 0,25 centavos para conversas iniciadas pelo usuário, e de 0,39 centavos para conversas iniciadas pela empresa.
Desde que o Facebook pagou US$ 19 bilhões para comprar o WhatsApp em 2014, os investidores se perguntam como lucrar com a aquisição, especialmente depois que a companhia desistiu de um plano controverso de vender anúncios no aplicativo.
Em 2014, o WhatsApp foi comprado pela Meta (antes, Facebook), porém continua operando como um app independente. De lá para cá, os fundadores abandonaram a rede social e já deram declarações contrárias aos rumos que o mensageiro tomou.
Em termos financeiros, o WhatsApp não tem nenhuma forma de lucro, já que ele é totalmente gratuito para uso, não conta com anúncios e nem tem nenhum modelo de assinatura para a versão comum.
Hoje em dia o WhatsApp não ganha dinheiro de nenhuma forma direta. Ele é um programa gratuito que é totalmente bancado pela empresa-mãe, ou seja, a Meta. Porém a popularidade do aplicativo mensageiro traz outros tipos de ganhos e poderes a ela.
A ByteDance, fundada há mais de uma década por Zhang Yiming e Liang Rubo, tornou-se uma líder da Internet com valor superior a US$ 200 bilhões graças à viralidade das plataformas de vídeos curtos TikTok e Douyin.
O WhatsApp Business API é um solução desenvolvida pelo Facebook para escalar o atendimento através do canal WhatsApp. O objetivo do serviço é facilitar a comunicação de médias e grandes empresas com seus clientes. Entretanto, os benefícios desta solução podem ser aproveitados por organizações de qualquer porte.
A principal função da API do WhatsApp é fazer a integração deste canal com outros sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sistemas de controle logístico, automação de marketing e etc. Você sabe o que é uma API (Application Programming Interface)?
Aproximadamente 89% do faturamento do Facebook é proveniente de anúncios digitais. Ou seja, as empresas pagam ao Facebook para que você, usuário da rede social, veja os produtos que elas estão vendendo. Em 2018, o Facebook teve uma receita total de US$ 55 bilhões (cerca de R$ 204 bilhões).
Compartilhar mensagens ou imagens no WhatsApp também não remunera a pessoa supostamente beneficiada pela corrente, porque o WhatsApp não paga ninguém por número de compartilhamentos, conforme sua política empresarial, disponível ao usuário em seu site oficial.
O TikTok destronou o Facebook como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. A marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance viu o seu valor crescer 11,4%.
No ano passado, a rede social da Meta perdeu 42% do seu valor após investimentos controversos e prejuízos em publicidade, algo que também contribuiu na perda de colocação para o app rival – a plataforma de Mark Zuckerberg vale cerca de US$ 59 bilhões no mercado atualmente.
Neste ano, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões (R$ 341,50 bilhões) ante US$ 58,98 bilhões (R$ 306,64 bilhões) no ano passado. Em 2022, a empresa já tinha sido classificada como “a marca que mais cresce no mundo” após registrar um avanço de 215% no valor da marca na passagem de 2021 para 2022.
Atualmente, o WhatsApp sobrevive graças aos recursos da sua empresa-mãe, que banca todos os custos operacionais, com servidores, equipe e publicidade. Desde 2015, os desenvolvedores analisam a possibilidade de introduzir publicidade direcionada, com testes diversos, mas isso ainda não foi implementado.
Pelo WhatsApp Pay, é necessário clicar no aviso de “aceitar pagamento” que aparece na tela de chat com o contato. O valor será transferido de forma automática para a conta que você cadastrou com o cartão de débito.
Quando fundado em 2009 por Brian Action e Jan Koum, ex-funcionários do Yahoo!, o WhatsApp cobrava US$ 1 por instalação em alguns países. Em outros, a empresa cobrava US$ 1 por ano como forma simbólica de assinatura. E em alguns outros, o app era completamente gratuito —era o caso do Brasil.
O Modelo de Negócio do WhatsApp é do tipo plataforma multilateral, pois ele atende dois grupos de clientes distintos: pessoas físicas e pessoas jurídicas.
A estratégia de monetização é parecida com a adotada pelo WhatsApp no lançamento da versão Business, de cobrar taxas das médias e grandes empresas que desejam recursos exclusivos. Outra maneira pela qual o Telegram pode monetizar seu serviço é por meio de adesivos pagos com “recursos expressivos adicionais”.