No curso de Teologia você vai analisar as religiões em diferentes contextos e períodos históricos, assim como os dogmas, as doutrinas religiosas e as tradições. O papel do teólogo é pesquisar e analisar como a religião influenciou as sociedades no decorrer do tempo e quais são as tendências religiosas para o futuro.
Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.
Compreensão da Fé: Por meio da reflexão teológica, a teologia busca aprofundar a compreensão da fé, fortalecendo a base espiritual dos crentes e proporcionando respostas a perguntas fundamentais sobre a existência, o propósito da vida e a relação com o divino.
Podemos concluir que Deus é o objeto de estudo da teologia cristã e esse estudo se dá a partir da fé que é transmitida na pregação viva da Igreja da qual se comunga e acontece a partir de uma reflexão crítica e metódica realizada a partir desta mesma comunidade eclesial.
Dessa forma, a Teologia é o estudo ou conhecimento de Deus e de tudo que o envolve. Mas, além disso, podemos dizer que é o estudo das religiões. A Teologia utiliza o conhecimento científico para estudar os fenômenos religiosos e a relação do ser humano com eles.
A Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento de divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.
A teologia tem as suas raízes na vida e experiência do ser humano. Ela surge da necessidade que o homem tem de explicar racional e logicamente os fatos da sua experiência em relação ao universo físico à uma realidade superior, transcendental. A origem das universidades está intimamente ligada à educação teológica.
Teologia (do grego antigo: θεολογία, theología) é o estudo crítico da natureza dos deuses, seres divinos, ou de Deus, seus atributos e sua relação com os homens. Em sentido estrito, limita-se ao Cristianismo, mas em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião.
O princípio cognitivo objetivo da teologia é o conhecimento infinito de Deus, do qual Deus comunica uma porção adequada às criaturas; o princípio cognitivo subjetivo da teologia é o intelecto humano regenerado.
A Igreja busca as verdades de fé para levar ao seu povo através de três fontes inesgotáveis, que são: As Sagradas Escrituras, A Sagrada Tradição e O Sagrado Magistério.
Um dos homens que mais contribuiram para a formulação e propagação da teologia Bíblica foi Geerhardus Vos, um teólogo holandês-americano que viveu no século 19 e parte do éculo 20. Sua contribuição foi tão importante que chegou a ser chamado de pai da teologia bíblica.
Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus. Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência.
Na Teologia Bíblica, o intuito é estudar a obra sagrada cristã, compreendendo cada livro da Bíblia para entender a função das escrituras e como se deu a evolução da doutrina ao longo do tempo.
Os teólogos também refletem sobre o significado da religião, debatem a natureza das divindades e assumem várias outras questões desafiadoras no âmbito da fé. Mas, ao contrário do que o senso comum sugere, você não precisa ser religioso para estudar Teologia na faculdade.
O estudo da teologia pode ser uma chave, junto a outras, para abrir a mudanças de perspectivas e pontos de vista. Estudar teologia não é abrir mão da razão para todas as coisas apenas pelos pontos de vista da fé, mas sim tentar manter juntas fé e razão.
A teologia pode ser objeto de pesquisa em diferentes caminhos como, por exemplo, aprofundar seus conhecimentos sobre a religião e suas implicações na sociedade, aumentar a compreensão de diferentes culturas e crenças, ampliar a leitura e interpretação de textos sagrados, analisar documentos históricos etc.
O conceito verdadeiro de Deus é, portanto, aquele que provém do próprio Deus e nos atinge na relação de Deus à nossa história humanamente concreta. Deus-em-si é, ao mesmo tempo, Deus-para-nós, permitindo a mediação conceptual — entre outras — e, portanto, a sua di- zibilidade na linguagem humana.
Busca estabelecer uma metodologia científica no estudo e no trato da Revelação, desenvolve um discurso válido racionalmente. Como mencionado o teólogo não deixa sua fé, todavia, procura identificar quais os sinais históricos indicam a Revelação de Deus ao homem.
É muito comum as pessoas não saberem ao certo para que serve a faculdade de Teologia. Esse curso de graduação visa formar teólogos, que são profissionais dedicados a estudar as religiões, analisar de que maneira elas influenciam o comportamento das pessoas e investigar como dá sua relação com a sociedade.
O teólogo precisa interpretar a experiência humana à luz da fé em Deus, mostrar que a existência humana não se reduz à racionalidade imanente. No mundo atual, o teólogo necessita do diálogo entre a Teologia e a Ciência, sabendo que a Teologia deve respeitar a autonomia da ciência e esta a da Teologia.
Os desafios à teologia são vários na pós-modernidade, o primeiro é se orientar em um período totalmente relativo. Por um lado, há uma ideia de se viver um mundo pós-moderno, por outro lado, a pós-modernidade é apenas uma face da modernidade (GONÇALVES, 2005).