Nos vertebrados, o revestimento do corpo é uma pele, também chamada de tegumento, composta de duas camadas: uma mais interna, a derme, e outra mais externa, a epiderme. Nos peixes, a epiderme é fina e contém muitas glândulas produtoras do muco que lubrifica a superfície recoberta por escamas.
Nosso corpo é coberto por pele e pelos. Quando estamos com frio ficamos arrepiados, ou seja, os pelos da nossa pele ficam em pé. Isso ocorre para tentar nos aquecer por meio do aparecimento de um colchão de ar quente entre a superfície da nossa pele e o final de nossos pelos.
A epiderme é a camada da pele mais superficial, relativamente fina e resistente. A maior parte das células da epiderme é composta por queratinócitos. Eles são formados por células na camada mais profunda da epiderme chamada camada basal. Os novos queratinócitos migram lentamente para a superfície da epiderme.
Na classe dos répteis estão as tartarugas, serpentes, crocodilos, lagartos e tuataras. Apresentam o corpo revestido por escamas, que são epidérmicas, ou seja, caem ao longo da vida do animal para dar lugar a escamas novas, através do processo a que chamamos de “muda”.
- Cutícula - A minhoca e a sanguessuga têm o corpo protegido por uma camada de cutícula fina, resistente e flexível. Esta parece uma camada de verniz e evita a perda de água. - Quitina - Os insectos têm o corpo protegido por uma substância rígida e resistente - quitina - que forma o exosqueleto.
Qual é a função do revestimento do corpo dos animais?
HÁ ANIMAIS COM PELOS, COM PENAS, COM ESCAMAS OU CARAPAÇA. A COBERTURA DO CORPO DOS ANIMAIS PODE PROTEGER CONTRA O FRIO OU O CALOR, EVITAR A PERDA DE ÁGUA, FACILITAR A LOCOMOÇÃO, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.
Peixes: Os peixes têm a pele revestida por escamas que servem principalmente para proteção contra predadores e lesões, além de ajudar na locomoção na água.
O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as penas, unhas, bico. Tais estruturas atuam para a proteção dos órgãos internos bem como também impedem a entrada de patógenos (ARENT, 2010).
A baleia e o golfinho são mamíferos aquáticos que não apresentam pelos, pois a presença deles poderia interferir na velocidade da natação. Esses animais possuem uma camada de gordura muito grossa sob a pele, o que impede que eles percam calor do corpo para o ambiente.
Epiderme: tecido que reveste os órgãos que apresentam crescimento primário. Caracteriza-se por ter células bastante unidas, vivas na maturidade e que, geralmente, não apresentam cloroplastos. Na epiderme, encontramos células-guarda dos estômatos e tricomas, além das células epidérmicas comuns.
Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme.
Os principais tecidos humanos são o tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
As funções básicas dos epitélios são proteção (pele), absorção (intestinos delgado e grosso), transporte de substâncias sobre a superfície (mediado por cílios), secreção (glândulas), excreção (túbulos do rim), trocas gasosas (alvéolos pulmonares) e deslizamento entre superfícies (mesotélio de serosas). 4.
Nos vertebrados, o revestimento do corpo é uma pele, também chamada de tegumento, composta de duas camadas: uma mais interna, a derme, e outra mais externa, a epiderme. Nos peixes, a epiderme é fina e contém muitas glândulas produtoras do muco que lubrifica a superfície recoberta por escamas.
A pele das cobras é coberta por escamas. As escamas do corpo podem ser lisas ou granulares. As suas pálpebras são escamas transparentes que estão sempre fechadas. Elas mudam a sua pele periodicamente (em um processo conhecido como ecdise ou muda).
Os anfíbios são conhecidos por terem uma pele úmida bastante permeável a água e gases. Para mantê-la sempre assim, eles contam com glândulas produtoras de muco.
A cobertura do corpo dos répteis é bem peculiar, recoberto por uma pele bem seca e praticamente impermeável, podendo ser composta por carapaças (tartarugas), placas (jacarés) ou escamas (cobras).
As avestruzes contam com um esterno com cerca de quatro centímetros de espessura. Esse esterno espesso protege os órgãos internos de patadas de outras avestruzes; além disso, permite que a ave seja capaz de se deitar na areia quente do deserto.
A espessura média da pele do corpo dos gatos é de 0,4 a 2 mm e nos cães de 0,5 a 5 mm. A pele e a pelagem, variam em quantidade e em qualidade, entre as espécies, entre as raças e entre os indivíduos dentro de uma mesma raça, variam também de uma área pra outra do corpo e de acordo com a idade e sexo do animal.
A pelagem atua como uma camada extra entre o ambiente externo e a epiderme. Ajuda a diminuir a incidência de picadas de insetos e contribui para evitar feridas em acidentes mais leves. Também serve como uma camada protetora, protegendo dos raios ultravioleta da pele. Os pelos previnem queimaduras e o câncer de pele.
Qual é o tipo de revestimento da pele das baleias?
Em mamíferos aquáticos como focas, baleias e golfinhos. Há sob a pele uma espessa reserva de gordura que evita a perda de calor e os ajuda a boiar e a nadar.
Qual é o tipo de revestimento do corpo da tartaruga?
A carapaça das tartarugas é na realidade uma pele transformada e endurecida. À zona interna, derme, e à epiderme externa correspondem as placas ósseas. Os elementos destas duas camadas estão intimamente soldados entre eles.