Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.
Os luteranos acreditam que somente a fé é necessária para garantir a salvação de uma pessoa, não necessitando nenhum outro tipo de ação. Outro ponto básico da doutrina luterana é a crença de que não é necessário um sacerdote ou um mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis.
O Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé. Dentre as crenças luteranas, a principal é a salvação pela fé.
Lutero afirma que o fiel deve orar para Maria de forma que Deus possa conceder e realizar, através da vontade dela, o que pedimos. Mas, afirma ele, a graça é obra unicamente de Deus. Alguns interpretam sua obra sobre o Magnificat como uma súplica pessoal a Maria, mas não como um pedido de mediação na forma de oração.
A Igreja Luterana é restrita no número de santos? De acordo com alguns padrões, até parece ser. Há outras denominações cristãs que têm ao menos um santo (ou mais) para cada dia do ano.
Qual a diferença entre a Igreja Católica e luterana?
Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.
Para Lutero a fé em Cristo Jesus o libertou da morte para a vida, da escravidão do pecado para a vivência na família de Deus. A fé em Cristo o fez renascer. A fé em Cristo o tornou nova criatura. A fé no Cristo crucificado e ressurreto o libertou da culpa, do egoísmo e o levou a servir ao próximo.
Bíblia, Credos Antigos, Catecismos Menor e Maior e Confissão de Augsburgo, portanto, são os documentos normativos da IECLB, que nos integram na grande família luterana.
O luteranismo se estabeleceu como uma doutrina que defende que a salvação é garantida mediante a justificação pela fé — a ideia de que apenas a fé é necessária para salvar uma pessoa. Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão, defendendo o direito de todos lerem os escritos sagrados.
Seguindo este pressuposto, a Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo (= mandamento divino), oferecem perdão e salvação (= promessa da graça) e são perceptíveis na forma de água, pão e fruto da videira (= elemento visível).
1. A base e os critérios do culto luterano são solus Christus, sola scriptura, sola gratia, sola fides (somente Cristo, somente a Escritura, somente a graça, somente a fé). 2. Na realização do culto, importa destacar o que Cristo ordenou e deixar de lado o que se opõe a isso.
Para Lutero, Maria é um modelo de vida cristã que experimentou a justificação por graça e fé. Maria é a expressão da vida que Deus espera ver em cada pessoa cristã que se disponha a ser guiada pelo Espírito Santo.
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
Por esta razão evangélica, Lutero podia também destacar que Deus fez Jesus "o pior pecador de todo mundo", mesmo que ele também reconhecesse que o irrepreensível, justo Cristo não cometeu nenhum pecado por si mesmo.
Chegou ainda a afirmar que, se lhe fosse possível, “pintaria toda a Bíblia dentro e fora das casas”. Por isso, não é incomum encontrar igrejas luteranas com imagens, ainda que simples, em pequeno número e, geralmente, pintadas.
Martinho Lutero negava a possibilidade de o homem ser santo porque não havia adentrado em seu "Castelo Interior". Somente os verdadeiros místicos podem compreender a alma humana. A antropologia protestante, diferentemente da católica, não crê que o homem possa ser santo.
Quais os 3 principais pontos da doutrina luterana?
A doutrina Luterana tem como principais pontos: a Bíblia como fonte da fé e da verdade; salvação pela fé; fim do celibato; dois sacramentos principais: eucaristia e batismo; uso da língua vernacular nos rituais.
Quais são as três semelhanças entre o catolicismo e o luteranismo?
(8) Três semelhanças entre o catolicismo e o luteranismo: Ambos acreditam na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Ambos praticam os sacramentos do batismo e da eucaristia. Ambos utilizam a Bíblia como texto sagrado.
As Cinco Solas são os princípios básicos da teologia do protestantismo luterano. Esses princípios são: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).