Nesta segunda-feira (13), Anitta publicou uma série de fotos no terreiro de candomblé que frequenta e deu mais detalhes de sua crença. A cantora aproveitou para celebrar Logun Edé, seu orixá protetor. "Eu sou Longun Edé.
Logun Edé é o orixá que rege a cantora Anitta, que divulga, há anos, sua devoção pela divindade e relação com o candomblé. Filha de santo do babalorixá Sérgio Pina, sacerdote de um terreiro em Nova Iguaçu, a cantora seguiu os passos do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan, que também são adeptos da religião.
A cantora frequenta o terreiro de Sérgio Pina de Oxóssi, em Nova Iguaçu, desde 2013, quando foi agradecer após estourar com a música Show das Poderosas.
Famosa esteve no terreiro do pai de santo Sérgio Pina, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em julho de 2013. À época, ela havia estourado com a música "Show das Poderosas". A informação é do jornal Extra. Cantora conheceu a religião por influência do pai, Mauro, ainda na infância.
A cantora começou a frequentar o terreiro de Sergio Pina por causa do pai e do irmão. Anitta aderiu ao Candomblé em 2013 e frequenta o terreiro de Sérgio Pina em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.
Nesse contexto, as ekedis são 'o braço direito' do pai ou mãe de santo e aprendem os fundamentos para o funcionamento das liturgias, administração e funcionamento da Casa, além das funções sagradas.
Uma Ekedi nasce com uma missão, assim como todos os outros dentro de uma casa de axé. Cada um tem seu caminho para trilhar e uma ligação diferente com as energias vindas do orún. Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás.
Diz a lenda que Joãozinho até mesmo chegou a fazer despacho para Exu em plena Praça XV. O caso é que tornou-se o primeiro pai de santo realmente conhecido no Brasil.
Na última segunda-feira (13), ela publicou fotos nas quais aparece no terreiro de candomblé do pai de santo Sérgio Pina, em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense. Desde que ganhou projeção nacional, em 2013, a funkeira faz visitas esporádicas ao terreiro.
Larissa de Macedo Machado (Rio de Janeiro, 30 de março de 1993), mais conhecida como Anitta, é uma cantora, compositora, atriz e empresária brasileira.
O mais novo trabalho da cantora deve homenagear o candomblé, religião da qual Anitta é adepta. "Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais" publicou a cantora. "Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade." Laroyê é uma saudação a Exu, orixá mensageiro dos caminhos abertos.
Ekedi sente, enxerga e conduz! Ekedi não é um ser SECO, sem luz, sem vibração. Como os Orixás escolheriam uma pessoa para ser os olhos dos mais velhos se elas não tivessem a capacidade de ouvir, sentir e dar caminho?
Como uma Ekedi é escolhida? Nogueira explica que a Ekedi é escolhida por uma ancestralidade, durante uma festa pública aos orixás ou em rituais internos.
Para representar a purificação feita no Candomblé, parte dos rituais de iniciação da religião, Anitta aparece tomando um banho de abô. Em outras palavras, um banho de ervas, que é realizado com água fria.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás".
Anitta é candomblecista e, mesmo com os constantes ataques contra sua religião, nunca escondeu sua fé Anitta segue o candomblé; 6 vezes em que a cantora falou sobre a religião.
Anitta deu um tempo na agenda de shows para se recolher em um retiro espiritual num local de nome “Sitio Santa Felicidade”, na zona rural de Varginha, em Minas Gerais.