A palavra setor/a, ou stor/a, é a forma de tratamento corrente nas escolas portuguesas que é uma amálgama com origem na forma de tratamento senhor doutor e senhora doutora.
Segmentar as palavras na escrita não é uma mera exigência formal; é um recurso funcional que facilita, na leitura, o acesso ao significado. Desta forma, a segmentação de palavras adquire o mesmo valor da pontuação, já que ambas são pistas que orientam o leitor a percorrer a escrita.
São aquelas com a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas sentidos diferentes. É o caso das palavras SEGMENTO - com G seguido do M - e SEGUIMENTO - com GUI antes do M. Elas têm a mesma pronúncia, porém significados bem diferentes.
Ao passo que segmento faz referência ao ato de segmentar, seccionar, dividir em partes. Assim sendo, é exatamente esse o termo do qual devemos fazer uso quando nos referimos a subdivisões de um modo geral, ou seja, segmento de mercado, segmento da economia, da população, entre outros.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
Um segmento pode ser definido, então, como um grupo de pessoas com necessidades comuns, cujas reações esperadas ao benefício proporcionado pelo produto ou serviço oferecido serão semelhantes.
Quais são os tipos de segmentos? Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção.
Para facilitar o entendimento, vejamos primeiramente a definição do dicionário para segmento: seção, porção bem delimitada de um conjunto. Assim, o termo “frases segmentadas” diz respeito à fragmentação desnecessária de uma citação, oração.
Seguimento se refere ao ato de seguir, dar continuidade a algo. Constate a ocorrência por meio do exemplo em evidência: Precisamos dar seguimento à nossa conversa.
O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado.
Qual a diferença entre setor e segmento? Ou seja, dentro do mercado, temos vários caminhos, que são conhecidos como segmentos. Portanto, estas são divisões menores do mercado, que abrem espaço para diferentes atividades do mesmo setor.
A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre eles.
Como é dividido o setor? A divisão se dá entre os setores: primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.
O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.
Bem, a maior diferença entre cargo e função é que enquanto o cargo é o nome referente a posição particular ocupada por um colaborador, a “função” é mais ampla e descreve todo o setor ou campo de trabalho onde existem diversos cargos parecidos, além das atribuições específicas dadas ao profissional.