A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Qual o único bioma presente em apenas um Estado brasileiro?
Bem ao sul do Brasil, lá na terra do chimarrão e do churrasco, está o único bioma brasileiro restrito a apenas um estado. Cerca de dois terços da área do Rio Grande do Sul são ocupados pelo Pampa: uma extensa área de campo natural.
O contato com diferentes formações vizinhas, como o cerrado e as florestas amazônica e atlântica, contribuiu para a formação desse cenário de condições tão específicas da Caatinga, onde puderam surgir espécies endêmicas.
Caatinga (do tupi: ka'a [mata] + ting [branco] + -a [sufixo substantivador] = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro. O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo.
O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.
Os estados com maior diversidade de biomas são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais, cada um com três. No Mato Grosso, são encontrados os biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal. No Mato Grosso do Sul, tem Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
A Caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil. Corresponde a 11% do território nacional – área que abrange cerca de 27 milhões de pessoas nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Savana: está presente nas proximidades da faixa tropical do globo, em regiões dos continentes América, África, Ásia e Oceania. O clima desse bioma é tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas. A vegetação da Savana é espaçada e caracterizada pela presença de arbustos e gramíneas.
O bioma mais extenso do país é a Amazônia, que ocupa 49,5% do nosso território. Em segundo lugar está o Cerrado, com 23,3%, sendo este o único bioma presente em todas as regiões brasileiras.
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.
O clima e a vegetação tropical são características importantes do Cerrado. O clima desse bioma possui duas estações bem definidas: uma mais úmida e outra mais seca. Já a vegetação, fortemente influenciada pelo clima, é composta por espécies de árvores e arbustos que se distribuem de forma espaçada no território local.
O Pantanal foi o bioma brasileiro que mais secou desde 1985. Em 2023, a superfície de água anual na região foi de 382 mil hectares, um número 61% abaixo da média histórica.
Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. É marcada pela ocorrência do clima Semiárido, quente e seco, e também por espécies endêmicas altamente adaptadas à seca. As características da vegetação da Caatinga são explicadas pela alta adaptação das espécies locais ao clima Semiárido.
O Pantanal é a maior área úmida tropical do planeta e a principal área alagada do Brasil. As inundações sazonais são uma das principais características deste bioma sendo um fator eco- lógico fundamental na região.