1. Contribuição para a manutenção do templo: Ao pagar a mensalidade de R$ 170,00, você estará contribuindo diretamente para a manutenção do templo maçônico.
"Procuramos saber exatamente quem é para ter uma garantia de bons trabalhos." A taxa de iniciação da Glada, uma loja mista, é de R$ 750,00, valor restituído caso a inscrição não seja aceita.
Qual é o valor que você paga pela maçonaria abrir a conta na maçonaria?
Vou receber algum dinheiro depois que iniciar? - Não, a Maçonaria não é uma pirâmide e nem paga qualquer quantia a seus membros, ao contrário, todas as depesas que se têm para a manutenção do local das reuniões e custos com filantropias e doações são custeados por seus membros.
A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.
O principal deles é de gênero, já que apenas homens são permitidos na maçonaria. Esse homem precisa ser livre e de bons costumes, ter consciência de sua pátria, de seus semelhantes e de si mesmo. Também é preciso ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover a sua família e a instituição.
Para ser membro da maçonaria, não basta a autoproclamação, por isso é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
É obrigatório que o candidato a ser Maçom tenha no mínimo entre 18 e 21 anos (a depender da potência), sem restrições quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que tenha reputação ilibada e íntegra.
Portanto, na Maçonaria, a verdadeira riqueza reside no florescimento do espírito humano e na busca incessante para se tornar um ser humano melhor a cada dia.
Segundo Anes, a esmagadora maioria dos maçons é gente comum. "Há guardas-nocturnos, estudantes, pessoas desempregadas ou pobres. Há irmãos que têm dificuldade em pagar as quotas." Há critérios para a entrada, mas que não passam necessariamente pelo êxito social ou económico, ou pela ambição de poder.
Conforme a CMSB, entre as condições no ganho do título de maçom, além da crença em Deus, é preciso ser homem, ter mais de 21 anos, ser casado ou de união estável e ter o consenso da esposa ou da companheira.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
Segundo a Grande Oriente Brasil, a maçonaria preza pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, "sejam eles instituições, raças, nações". Os maçons também buscam a "igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade".
Ocorre que a Iniciação Maçônica é formada por um ritual que demanda a presença do iniciando e dos Maçons que o irão receber. Essa cerimônia é obrigatoriamente presencial.
Como nós Maçons somos "Irmãos", as nossas esposas são chamadas de "CUNHADAS", com importantíssimo papel, pois um indivíduo, se casado, só será um bom Maçom se tiver ao seu lado a sua mulher, compreendendo o trabalho por ele desenvolvido e ajudando-o.
A viúva daquele rei teria organizado a resistência, sendo a maioria dos seus partidários constituída de maçons. A propósito, foram os stuartistas refugiados na França que desenvolveram a maior parte dos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. Portanto, Filho da Viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons.
significados, dentre elas, podemos destacar que o Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai.
“De minha livre vontade, na presença do Grande Arquiteto do Universo e desta respeitável Assembleia de Mestres Maçons, juro e prometo solene e sinceramente nunca revelar a qualquer profano, ou mesmo a qualquer aprendiz ou companheiro, os segredos do grau de Mestre.
SUMÁRIO - Este trabalho faz uma análise do papel da tríade Sabedoria, Força e Beleza na Natureza e mostra que ela é fundamental tanto para a existência do cosmos como para a vida maçônica.
O Dilema do Maçom: Quando a falta de objetivos claros, de inovação e de uma boa estratégia, pode ocasionar a decadência de uma organização extraordinária.
Não tem mistério nenhum, o que acontece é que tratamos assuntos que interessam a poucos. Ali, se prega a liberdade, a igualdade e a fraternidade e principalmente, respeito a todas as religiões, embora a maçonaria não seja uma religião ou uma seita", explicou o maçom apucaranense.
Seguindo a tradição de utilizar os materiais dos pedreiros como modelo simbólico, a loja representaria o alojamento destes. Seria o local onde os pedreiros guardavam suas ferramentas de trabalho, faziam suas reuniões e descansavam. O termo mais próximo, no português, seria alojamento.