No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). Confira o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe. Publicado em 18/06/2024 15h09 . Última modificação 19/06/2024 14h46 .
Temperaturas despencam em grande parte do país a partir desta sexta-feira (9/8) A onda de frio que promete ser a mais intensa do inverno de 2024 mal começou e já tem data para terminar.
Frio não será tão forte como no começo de agosto, mas pode causar geadas em áreas do Sul. Depois da onda de frio mais forte de 2024 no começo de agosto, seguida de uma onda de calor que ainda não acabou, o Centro-Sul do Brasil espera uma nova virada de tempo.
País terá temperaturas abaixo de zero, geadas amplas e risco de neve nos próximos dias. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Veranico afeta o Brasil com altas temperaturas e estiagem. Chuvas concentradas no noroeste e leste do país, com redução de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste.
“O primeiro avanço será no fim de junho, quando as temperaturas vão cair em boa parte do Brasil”, afirma Desirée Brandt, meteorologista da Nottus. Há risco de geadas na região Sul, mas não no Sudeste e Centro-Oeste.
Áreas do sul e oeste do RS devem ter temperaturas um pouco abaixo da média entre julho e agosto por conta da frequente chegada de ar frio polar à região. Em todas as áreas, exceto o RS, os períodos de frio alternam com picos de temperaturas acima a muito acima da média.
Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Alerta para baixas temperaturas.
Segundo a Climatempo, a próxima onda de frio deve avançar pelo País a partir do dia 19 de setembro. A data é próxima ao início da primavera (22 de setembro).
Fenômeno deve permanecer intenso até o dia 20 de setembro, informa a Climatempo. A onda de calor que se instalou no Brasil no início de setembro deve continuar em ação e elevando as temperaturas até 20 de setembro, informa a Climatempo. O fenômeno é o mais longevo e intenso já registrado em 2024.
Essa nova frente fria — e posterior massa de ar polar — virá da Argentina, em direção ao centro do Estado. Luvas, toucas, cachecóis e muitas camadas de roupas terão de acompanhar os gaúchos por pelo menos mais seis dias. Isso porque a intensa onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul deve persistir até 16 de julho.
Portanto, provavelmente haverá ondas de calor alternadas com ondas de frio. Em média, as anomalias de temperatura devem ficar ligeiramente abaixo do normal no sul e oeste, enquanto as anomalias ligeiramente acima da média devem se concentrar mais no extremo norte-nordeste do estado.
Neste ano de 2024, o inverno começará oficialmente no dia 20 de junho, quinta-feira, precisamente às 17h50 Hora Legal de Brasília (20h50 UTC), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.
Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
A oitava onda de calor registrada em 2024, que elevou as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste na primeira semana de outubro, vai diminuir a abrangência sobre o território brasileiro a partir desta quarta-feira (2/10), mas não irá terminar. Primavera 2024: qual a previsão do tempo para a nova estação?
A probabilidade de neve neste fim de semana é de média a alta nas áreas mais alta do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Sul do Brasil voltou a experimentar um fenômeno climático fascinante: a neve.
Eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e os episódios de neve devem ficar para o inverno, que começa no dia 20 de junho.
Para março/2024, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste.