Para calcular a potência de 9, basta observar qual expoente o 9 possui, ou seja, qual número encontra-se acima do 9. Este número representa quantas vezes o 9 deve ser multiplicado por ele mesmo. Como 9², o expoente é 2, então deve-se multiplicar o número 9 por ele mesmo duas vezes, sendo: 9 x 9.
PROFESSORA EXPLICA COMO 0,9999... é = 1 | À Deriva Cortes
Porque a potência de 0 é 1?
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1. Sempre que uma potência tiver base igual a 10 seu resultado será igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes.
Para resolver expressões que envolvem números elevados a zero, basta lembrar dessa propriedade fundamental: qualquer número elevado a zero é igual a um.
É possível que alguém queira discutir que 0/0 é 0, porque 0 dividido por qualquer número é 0. Também podem querer afirmar que 0/0 é 1, porque qualquer número dividido por ele mesmo é 1. E é exatamente este o problema!
Nenhum número pode ser dividido por zero. Só que isso não significa que dividir por zero nos dá o resultado zero. Na verdade, o resultado não existe porque não existe esse tipo de operação.
O valor absoluto do algarismo 9 no número 986 é 9. O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900.
Numericamente, o zero representa “nada”, uma ausência de valor, todavia, semanticamente, esse algarismo tem um valor infinitamente grande, sendo totalmente indispensável!
Anulação: Qualquer número dividido por ∞ (infinito) ou -∞ (menos infinito) tende a zero, mas não é zero, pois se 1 divido por ∞ é 0, então 0 vezes infinito é 1, mas sabemos que zero vezes qualquer número é zero e 0 ≠ 1.
Quando temos uma potência que possui o expoente igual a 0, logo dizemos que seu resultado é igual a 1. Essa convenção pode ser explicada através das propriedades das potências. Na propriedade das potências diz que quando temos uma divisão de potências de mesma base, subtraímos os expoentes.
Zero dividido por zero resulta em indeterminado, pois qualquer número (com exceção do infinito e do infinito negativo) multiplicado por zero, sempre irá resultar em zero e não é determinado o único valor de quociente para esta divisão. Vale ressaltar que zero é número neutro, ou seja, não é positivo e nem negativo.
Além disso, há uma série de regularidades que o zero apresenta em operações matemáticas: qualquer número multiplicado por zero é igual a zero, e elevado a zero, é igual a um. Além disso, somar ou subtrair zero de qualquer número faz com que ele permaneça o mesmo.
Qualquer número elevado a zero é igual a 1. Isso inclui potências de qualquer base, seja ela um número inteiro, racional, irracional ou complexo. Formalmente, podemos escrever que a^n = 1, onde "a" é a base e "n" é o expoente, se "n" é igual a zero.