Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora. Seu tamanho pode ser de até 10 km de diâmetro, sendo formado por redemoinhos e poeiras, ocorrendo em zonas temperadas no Hemisfério Norte.
Já as tempestades de categoria 2 , com ventos entre 154 e 177 km/h, têm potencial destrutivo um pouco maior. Os ciclones tropicais de categoria 3, com ventos que variam entre 178 e 208 km/h, causam danos "devastadores", com a destruição de telhados, deques, a derrubada de árvores e postes.
Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).
A maior velocidade do vento já registrada na Terra foi de 372 km/h em 1934 no Monte Washington em New Hampshire, Estados Unidos. Por outro lado, os ventos regionais são determinados por variáveis como a maré, a distribuição do planeta ou o relevo.
Furacão Irma: Vídeo mostra meteorologista arrastado pelo vento
Quantos km o vento é perigoso?
Quando a velocidade do vento supera os 45 km/h forma-se uma tempestade. Essa é a intensidade mais perigosa, pois pode gerar uma série de incidentes, como derrubar árvores, destelhar casas, queda na rede elétrica, etc.
Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.
O ar mais frio e, portanto, mais denso, proveniente das regiões polares desloca-se em direção a zona equatorial, para ocupar o lugar deixado pela massa de ar quente que subiu.
Qual a velocidade do vento para derrubar uma casa?
Com uma velocidade do vento de 50 metros por segundo, há uma pressão de 300 quilogramas por metro quadrado. A velocidade do vento de um tufão é geralmente em torno de 40 metros por segundo, o que equivale a cerca de 190 quilogramas por metro quadrado. Claro, a casa relativamente simples será derrubada.
Qual a maior velocidade de vento já registrada no Brasil?
“Ontem (11), a estação da Zona Sul de São Paulo registrou rajadas de vento na casa dos 107,6km/h, ou seja, dentro de nosso banco de dados, foi a maior rajada registrada até hoje”, afirmou a Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas morreram no estado em decorrência das chuvas.
O vento se forma por causa das diferenças de pressão na atmosfera terrestre, devidas principalmente a diferenças de temperatura. O sol, de fato, aquece a superfície terrestre de forma desigual, criando zonas de alta e de baixa pressão.
Qual a velocidade do vento que o ser humano aguenta?
Em se tratando de velocidade, segundo as leis da física, uma pessoa normal aguenta diretamente sobre ela equivalente ao que enfrentaria em queda livre, entre 200 e 240 km/h.
Definições de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo. Vendaval: vento de velocidade superior a 50 km por hora. Furacão: Vento de velocidade superior a 105 km por hora. Ciclone: é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão.
Vento fraco: apresenta de forma modesta, é possível percebê-lo através do sentido e dos elementos da paisagem que se movem. Nesse tipo de vento a velocidade oscila entre 7 e 18 quilômetros por hora.
Os ventos de maior intensidade observados no sistema solar ocorrem em Neptuno e Saturno. Os ventos têm várias características, entre as quais a sua velocidade, a densidade dos gases envolvidos e a sua energia eólica.
A rajada mais forte de vento em furacões em todo o planeta aconteceu em 1996, em Barrwo Island, na Austrália. O ciclone tropical Olivia produziu uma rajada de 253 mph, de acordo com a Universidade de Arizona.
Todos os cinco grandes ciclones que excederam o limite da categoria 5 da escala Saffir-Simpson, a máxima, com ventos de 309 km/h aconteceram depois de 2013. São eles o tufão Haiyan (2013), o furacão Patricia (2015) e os tufões Meranti (2016), Goni (2020) e Surigae (2021).