Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo.
Para recapitular o vaivém de estratégias: a Natura comprou a Avon, que era listada na bolsa de Nova York, em 2019; absorveu essa operação, transformando os papéis em ADS do grupo consolidado na Nyse em janeiro de 2020, mantendo sua listagem na B3.
A Natura &Co vendeu para a Goodman Brasil, gestora de ativos imobiliários, a antiga fábrica da Avon, na sequência do plano de integração das operações da marca com as estruturas da Natura. Por isso, a partir de 2024, a produção migrará de “forma gradual” para as plantas da Natura em Cajamar.
Não, a Natura não comprou O Boticário. Mas essa é apenas a resposta mais direta, já que houve sim mudanças significativas no segmento de atuação de ambas. Na realidade, essa é uma dúvida comum, pois falamos dos dois maiores grupos de beleza de venda direta.
Num ano difícil para o varejo, o Grupo Boticário foi na contramão, com uma alta de 30,5% nas vendas, para R$ 30,8 bilhões – encostando na Natura &Co, que faturou R$ 34,7 bilhões no ano passado.
Além da marca O Boticário, a empresa opera também nomes como Eudora, Quem Disse Berenice, Vult, além da licença da marca Australian Gold. No ano passado, O Grupo Boticário comprou a marca de produtos de beleza masculinos Dr. Jones e a companhia de logística Equilibrium.
Dificilmente algum brasileiro não conheça ou não tenha usado algum produto da Natura, a gigante dos cosméticos. Com a compra da Avon no final de 2019, a companhia se tornou a quarta maior do setor de cosméticos do mundo. Antônio Luiz Seabra é um dos fundadores da Natura, empresa criada em 1969.
Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo. A aquisição trouxe, porém, o desafio de recuperar a companhia americana, que vinha em uma trajetória descendente no setor.
Medida avaliada vem na esteira das recentes vendas de Aesop e da The Body Shop pela Natura &Co. A empresa de cosméticos e beleza Natura &Co anunciou na noite desta segunda-feira (5) que seu conselho de administração autorizou a diretoria a estudar uma separação das marcas Natura e Avon.
Antônio Luiz Seabra e religião são dois assuntos que também ganham o noticiário. Sua crença espírita também é um dos fatores pelos direcionamentos da empresa.
Roberto Marques, presidente executivo do Conselho de Administração e principal executivo do grupo Natura &Co, comentou: “Ao lado da experiente, diversificada e internacional equipe de administração sênior que anunciamos hoje, tenho o orgulho e o privilégio de liderar os próximos passos de Natura &Co em sua jornada.
A compra da Avon pela Natura ocorre após a aquisição de outras duas marcas estrangeiras: a britânica The Body Shop e a australiana Aesop, como parte do projeto de internacionalização da companhia, iniciado em 1982 pelo mercado chileno e depois expandido para toda a América Latina, parte da Europa e EUA.
A Natura ocupa o primeiro lugar no ranking pelo décimo ano consecutivo, mesmo tempo de duração do próprio ranking no Brasil. Na indústria da beleza, o Grupo Boticário conquistou a 4ª colocação, a ser comparado a uma sétima posição em 2022.
Somos um grupo de 4 marcas orientadas por propósitos, com origem nos quatro cantos do mundo. Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, cada marca com missão e espíritos únicos, todas orientadas por propósitos, compartilhamos o compromisso com práticas éticas e sustentáveis em nossos negócios.
Em meados de novembro, a firma de private equity Aurelius anunciou que havia adquirido da Natura a marca britânica de beleza The Body Shop, em um acordo de R$ 1,25 bilhão dos quais R$ 563 milhões seriam pagos em cinco anos.
Antonio Luiz Seabra, sócio e fundador da Natura, comprou um apartamento no valor de 30 milhões de euros (R$ 91,5 milhões) em Paris. A cobertura fica às margens do Rio Sena, na Quai D'Orsay. Seabra começou a trabalhar aos quinze anos de idade.
Hoje o grupo possui as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice, Beauty Box, Muti, Vult, OUI, MOOZ, Dr JONES, Beleza na Web e Truss. A partir dessa nova configuração, passamos a atuar em vários canais: venda direta, lojas multimarcas, comércio eletrônico, market place e outros.
Quer saber como surgiu a marca que leva amor e beleza para milhares de pessoas? Então vem conhecer a história do Boticário com o Dr. Miguel Krisgner, fundador do Grupo Boticário.