Qual foi a mensagem que Jonas pregou em Nínive?
Jonas vai para Nínive e profetiza sobre a destruição do povo. O povo responde com jejum e humildade, e o Senhor revoga o castigo. Jonas 4. Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo.Porque Deus queria destruir a Nínive?
O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.Qual era o motivo que Jonas não queria pregar em Nínive?
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.Qual era o Deus que o povo de Nínive adorava?
A Nínive histórica é mencionada por volta do século XVIII a.C. como um centro de adoração a Istar, cujo culto foi responsável pela antiga importância da cidade.QUEM ERAM OS NINIVITAS: A HISTÓRIA DO POVO DA CIDADE DE NÍNIVE
Quem é o Deus fenício que é metade homem e metade peixe?
O seu nome pode provir de dag, peixe. Assim, ele é representado como um ser que é metade peixe e metade homem. O facto de em fenício e hebraico a palavra para milho seja dagan, além de outros indícios, permite a alguns estudiosos supor que este deus tenha sido o chefe do panteão, tendo inventado o milho e o arado.Qual era o pecado de Nínive?
Nínive era grande em pecado. Nínive foi uma cidade marcada pela malícia (1.2), pela corrupção moral (3.8) e pela violência (3.8). Os ninivitas eram sanguinários e cruéis. Eles despedaçavam suas vítimas sem qualquer piedade.Qual o motivo da raiva de Jonas pelo povo de Nínive?
Quando Jonas recebeu essa missão, ele tentou fugir para Társis, como se pudesse escapar da ordem divina. Seu ódio pelos ninivitas estava tão enraizado que ele preferiu desobedecer a Deus a cumprir uma tarefa que ele considerava impossível e, mais ainda, injusta.Porque Nínive era inimigo de Israel?
Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome. A cidade representava a Assíria, o império dominante na região que apresentava a maior ameaça militar para a segurança da nação de Israel.Por que Jonas queria fugir da presença de Deus?
Devido a isso eu sabia o que Deus faria áquele povo. Quando a palavra de Deus veio a mim me dispus logo, só que a fugir de sua presença. Porque eu iria sair do aconchego de minha casa se Deus é misericordioso, eu sabia que Ele iria perdoar e salvar aquela cidade. Achei então que poderia fugir de sua presença.O que significa que Deus se arrependeu?
Considerando a doutrina da imutabilidade de Deus, o conceito do arrependimento de Deus apresenta um desafio lógico a este atributo divino. Se o arrependimento divino indica uma mudança de plano na parte de Deus (por exemplo, em Gên. 6:6), é difícil dizer que o plano de Deus é imutável.O que significa o nome Nínive?
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).Por que Deus mandou Jonas ir a Nínive?
Jonas é o personagem central do livro de Jonas, no qual Deus ordena que ele vá à cidade de Nínive para profetizar contra ela "porque a sua maldade subiu até a minha presença", mas Jonas, em vez disso, tenta fugir da "presença do Senhor" indo para Jafa (às vezes transliterado como Jopa ou Jope) e navegando para Társis.Quantos dias Jonas levou para pregar em Nínive?
Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.O que podemos aprender com a lição de Jonas?
Assim como Jonas tinha amado a aboboreira e ficou triste quando ela secou, o Senhor amava o povo de Nínive muito mais e não queria que ele perecesse. Com esse relato aprendemos que para tornar-nos semelhantes ao Senhor, precisamos aprender a amar e a perdoar os outros como Ele o faz.Qual era a missão de Jonas em Nínive?
Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas.Onde fica Jope hoje?
Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe.Que cidade é Nínive hoje?
Nínive (atual Mosul, no Iraque) foi uma das maiores e mais antigas cidades da antiguidade.Por que Jonas não queria pregar em Nínive?
Ele ainda desprezava o povo daquela grande cidade e queixou-se da misericórdia e compaixão de Deus! Falou que não queria pregar ao povo exatamente por este motivo, pois poderiam aceitar a palavra para serem salvos.O que aconteceu com Jonas depois de pregar em Nínive?
Sua pregação é de destruição — a cidade seria destruída em 40 dias! —, mas o povo de Nínive se arrepende de seus pecados, e Deus decide não destruir a cidade. Ao invés de esta atitude do povo de Nínive e do próprio Deus levarem Jonas a se alegrar, tudo isso “deixou Jonas aborrecido e muito irado” (Jn 4.1).Nínive era inimiga de Israel?
Nínive era a capital do grande império da Assíria, nação inimiga mortal do povo de Israel. Era um centro de crime e impiedade. Naum 3.1 diz que Nínive era cidade ensanguentada, toda cheia de mentiras. Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto.Qual foi o medo de Jonas?
A história de Jonas na BíbliaCom medo da responsabilidade da missão e de não ser ouvido naquela localidade, Jonas foge e entra em um barco que seguia rumo a uma direção oposta a Nínive. Ao ver a desobediência de Jonas, Deus lança sobre o barco uma tempestade.