Qual era a ordem religiosa responsável pelas missões?
A partir da década de 1540, os jesuítas foram enviados para diversas regiões do mundo, com o objetivo de catequizar as populações nativas. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, criando diversas missões, onde catequizaram os indígenas. Muitas dessas missões se tornaram cidades, como a cidade de São Paulo.
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.
A instalação de São Miguel das Missões no local atual data de 1687, mas teve origem em 1632, com um aldeamento de catequizados que os padres jesuítas fundaram em Itaiacecó, na margem direita do rio Ibicui, aos pés da serra de São Pedro.
A Guerra Guaranítica: o levante indígena que desafiou Portugal e Espanha. São Paulo: Terceiro Nome, 2014. GOLIN, Tau. A Guerra Guaranítica: como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os Sete Povos dos Jesuítas e índios Guaranis no Rio Grande do Sul (1750-1761).
William Carey (Northamptonshire, 17 de agosto de 1761 – Calcutá, 9 de junho de 1834) foi um missionário batista inglês, conhecido como o "pai das missões modernas." Carey foi um dos fundadores da Sociedade Missionária Batista de Londres, na Inglaterra.
As missões jesuíticas acabaram sendo um local onde os indígenas poderiam ser abrigados da violência dos colonos. Isso porque, em muitas partes do Brasil, os colonos procuravam, de todos os meios, escravizar os indígenas e, ainda, eram comuns os sequestros de indígenas pelos bandeirantes, por exemplo.
Ela surgiu em resposta às reformas religiosas de Lutero, que começou em 1517. Assim, a Companhia de Jesus vai organizar e fomentar expedições de doutrinação religiosa durante o século XVI até o XVIII, que são as missões jesuíticas. Essa missões estiveram presentes na América e também na África.
Nessa época, o influente ministro Marquês de Pombal decidiu que os jesuítas deveriam ser expulsos do Brasil por conta da grande autonomia política e econômica que conseguiam com a catequese.
A falta de escravos negros fazia com que muitos colonos quisessem apresar e escravizar as populações indígenas. Os jesuítas se opunham a tal prática, muitas vezes apoiando os índios contra os colonos. Vendo os prejuízos trazidos com essa situação, Pombal expulsou os jesuítas e instituiu o fim da escravidão indígena.
Qual o grupo responsável pelos ataques às missões e qual sua origem?
Os sete povos das Missões foram estratégias criadas por padres espanhóis no Sul do Brasil com o objetivo de espalhar a fé católica catequizando os indígenas.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
As missões ou reduções jesuíticas funcionavam como aldeamentos onde os padres viviam em meio aos índios. Estimulando-lhes a uma vida de trabalho, de oração e de formação. Nessas tribos, os padres em conjunto com os nativos produziam seu sustento e praticavam o comércio dos bens produzidos.
Como o objetivo principal dos bandeirantes era a captura de indígenas para a escravidão, eles descobriram que o ataque às missões jesuíticas eram uma rentável alternativa, em que poderiam obter índios acostumados a uma rotina de trabalhos braçais.
46) defendia que: Sendo o Brasil um país essencialmente católico, a religião da Bandeirante é a Católica, Apostólica Romana, o que não impede que sejam admitidas meninas de outras crenças.
O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades.
Francisco Xavier, presbítero jesuíta, evangelizador das Índias, padroeiro das Missões. Quarenta e seis anos de vida, dos quais onze em missão. Por este motivo, São Francisco Xavier pode ser considerado um verdadeiro "gigante da evangelização".
O Evangelho (Mt 9,36-10,8) traz-nos o “discurso da missão”. Nele, Mateus apresenta uma catequese sobre a escolha, o chamamento e o envio de “doze” discípulos (que representam a totalidade do Povo de Deus) a anunciar o “Reino”.
Considerada a Capital das Missões, a cidade com o maior desenvolvimento urbano da região foi, na verdade, a última redução dos Sete Povos das Missões no Brasil a ser fundada e durou apenas 50 anos até ser destruída pela Coroa Portuguesa durante a Guerra Guaranítica.
O processo de decadência ocorreu em função dos tratados que entre si vinham estabelecendo entre Portugal e Espanha: em 1750 o Tratado de Madri troca a Colônia de Sacramento (hoje Uruguai), pelo território dos Sete Povos das Missões, sendo os índios obrigados a abandonar suas terras.
Território situado no atual estado do Rio Grande do Sul, a leste do rio Uruguai, foi constituído por sete povoações indígenas (São Nicolau, São Luís, São Lorenzo, São Borja, Santo Ângelo, São João Batista e São Miguel) controladas por jesuítas espanhóis.