Proporcionar encorajamento e instrução a Timóteo, um jovem líder. Não foi Paulo o fundador da igreja em Éfeso. Certamente fora um dos discípulos de João, talvez o próprio Apolo, pregador eloquente da época.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Sua vida nos ensina a confiar em Deus, perseverar em meio às adversidades, ser humildes e submissos, buscar a Deus em oração e viver como um exemplo para os outros. Que possamos aprender com Timóteo e aplicar essas lições em nossa própria jornada de fé.
Em 1 Timóteo, lemos que o Apóstolo Paulo aconselhou Timóteo, um líder da Igreja em Éfeso, a assegurar que a sã doutrina fosse ensinada, e a não permitir que falsidades populares distraíssem as pessoas dos ensinamentos do evangelho.
Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (At 16:1; 2 Tm 1:5).
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
Em tom de despedida, o velho Paulo recorda a trajetória do seu fiel companheiro, mostrando como sua criação por uma mãe e avó piedosas. A separação daquele momento estava causando tristeza ao jovem (1:4), a ponto de deixá-lo desanimado para o ministério (1:6-7).
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.
Paulo foi um mentor espiritual para Timóteo, ajudando-o a crescer em sua fé e a se tornar um líder na igreja. A Bíblia nos ensina que devemos cuidar uns dos outros e sermos pais espirituais para aqueles que precisam de orientação e apoio.
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Este nome é formado pela combinação de duas palavras gregas: "time", que significa "honrar", e "theos", que significa "Deus". Portanto, Timóteo traduz-se como "aquele que honra a Deus" ou "honra a Deus".
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Como Timóteo foi tão importante para nossa Igreja?
São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo, viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus, que é paz.
Creio que provavelmente ele tinha uma natureza sensível. Isso o deixava mais suscetível a críticas e tratamento severo, mas também mais aberto e re- ceptivo às necessidades dos outros.
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Todavia, por algum motivo, Deus resolveu não ouvir a oração paulina, permitindo assim que Trófimo continuasse acamado. Na verdade, não sabemos se Trófimo recuperou-se da sua enfermidade, se permaneceu adoentado, ou até mesmo se veio a óbito em virtude dessa doença.
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Ele o escreveu enquanto estava preso em Éfeso, na Grécia, e o livro contém orientações para a organização e governo da igreja cristã. Ele aconselha Timóteo a liderar a igreja com sabedoria e autoridade, mas também com humildade e amor.