A polissonografia é um dos principais exames realizados pela especialidade Medicina do Sono. O paciente é monitorado por eletrodos durante o sono, medindo a atividade cerebral e outros dados, como a quantidade de oxigênio inalada.
Quem solicita esse exame? Em geral, o médico que solicita a realização da polissonografia atua na área do sono. Pode ser um otorrinolaringologista, pneumologista, psiquiatra ou neurologista.
O exame de polissonografia, seja realizado no Laboratório do Sono ou no domicílio da pessoa, deve ser solicitado por um médico, sem a necessidade de ser um especialista em Medicina do Sono.
Qual especialidade médica cuida da apneia do sono?
A apneia do sono deve ser tratada por médicos especialista em Sono (otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra), além dos profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta respiratório, fonoaudiólogo, dentista ou cirurgião dentista (no caso de ser necessário o avanço da mandíbula por ...
A polissonografia é um exame complementar para diagnóstico de distúrbios do sono. Geralmente, o médico solicitante é um profissional que atua na área de sono (Otorrinolaringologista, Pneumologista, Psiquiatra, Neurologista).
O neurologista pode ajudar no tratamento de problemas do sono quando existe suspeita de que estejam relacionados com alguma condição neurológica, como neuropatia, Parkinson, Alzheimer ou depressão, por exemplo.
Níveis de oxigenação sanguínea, ondas cerebrais, frequência respiratória e cardíaca, são comumente avaliados no laudo médico desse teste. A polissonografia permite, por exemplo, que sejam identificadas arritmias que acompanham o sofrimento durante crises de apneia obstrutiva.
O médico especialista em medicina do sono é o melhor profissional para fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento, sempre primando pela segurança do paciente”, defendeu.
O estudo polissonográfico de noite inteira, realizado no laboratório do sono sob supervisão de um técnico habilitado, constitui o método diagnóstico padrão da apneia do sono.
O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo.
Quanto custa uma polissonografia de noite inteira?
O mesmo exame feito de forma particular pode custar entre R$ 900 e R$ 1.200 dependendo do laboratório e do tipo de acomodação/hotelaria oferecidos”, afirma. Também é possível fazer a polissonografia em casa, mas nessas situações o procedimento é ainda mais caro.
Não será permitido o uso de celular ou televisão, após a montagem dos eletrodos. O paciente será liberado do Instituto às 6:00 hs da manhã. Um acompanhante será permitido para maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais. O exame não será realizado em pacientes gripados ou com nariz congestionado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: “A apneia do sono (CID 10 – G47. 3) é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite.
Se homens de meia-idade tiverem episódios de apneia obstrutiva do sono com frequência superior a cerca de 30 episódios por hora, o risco de morte prematura aumenta.
Como funciona o acompanhamento da apneia do sono com um otorrinolaringologista. A atribuição principal desse especialista é detectar as alterações anatômicas das vias aéreas. A nasofaringoscopia é um dos exames mais utilizados. Trata-se da utilização de um endoscópio para a visualização das estruturas.
Qual a formação dos médicos da medicina do sono? De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico que cuida do sono deve ser formado em uma das áreas como a otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia, pneumologia, pediatria ou clínica médica.
Quem tem apneia do sono pode se aposentar se a condição afetar significativamente a capacidade de trabalhar, com base em evidências médicas detalhadas que comprovem as limitações funcionais causadas pelo distúrbio.
A realização deste exame deve estar sob responsabilidade de um médico habilitado em Medicina do Sono. Também é mais adequado que os distúrbios do sono sejam acompanhados por estes especialistas. Normalmente, qualquer medico do sono está habilitado em solicitar e avaliar a real necessidade de uma polissonografia .
O médico otorrinolaringologista pode ajudar você através de exames clínicos e avaliação criteriosa para comprovar se o paciente tem algum distúrbio do sono e qual a sua gravidade. Assim, será definida o melhor tratamento para o paciente.
2) Diferentes especialistas podem atuar, dependendo do diagnóstico estabelecido, principalmente o Neurologista, Pneumologista e Otorrinolaringologista, mas seu exercício não é restrito, conforme a legislação.
Os médicos solicitam a polissonografia, um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, cerebral e muscular durante o sono, e o acompanhamento do tratamento pode ser feito com fisioterapeuta, que oferece suporte e identifica se o tratamento está sendo efetivo”, afirma o fisioterapeuta Eduardo Partata, ...
O conjunto do Sono não-REM (N1, N2 e N3) e REM, denomina-se Ciclo e em um indivíduo normal, duram entre 70-110 minutos, repetindo-se 4 a 6 vezes duran- te a noite. O sono profundo (N3) ocupa geralmente a primeira metade da noite e o sono REM a segunda metade.
O que é um laudo de polissonografia na medicina do sono? É o resultado do exame de Polissonografia na forma de um relatório médico com a descrição dos eventos ocorridos durante o exame, como saturação de oxigênio, ritmo cardíaco, movimento respiratório, atividade elétrica cerebral.