Por isso, é importante procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para avaliação completa, com exames de investigação e diagnóstico / tratamento adequados. Em casos refratários ou de repetição, procedimentos específicos devem ser adotados para o tratamento.
Os profissionais que geralmente tratam tais afecções são: dentista cirurgião Bucomaxilofacial, médico cirurgião de cabeça e pescoço e médico otorrinolaringologista.
O médico otorrinolaringologista pode ajudar com a investigação da causa da hiperssalivação bem como ajudar no tratamento. Estomatologista, uma área da odontologia, também pode cuidar desta…
Primeiramente, é importante saber que o endocrinologista é o médico responsável por cuidar dos transtornos das glândulas endócrinas e hormônios, com o intuito de estabelecer o equilíbrio do organismo.
Segundo estudos, pequenos sialolitos, que não obstruem a passagem da saliva, podem ter como tratamento a fisioterapia, a ordenha da saliva e alimentos ácidos ou sialogogos, com a finalidade de estimular a produção salivar na tentativa de expulsar o sialolito.
O que é sialolitíase e qual o tratamento? | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Como diagnosticar sialolitíase?
O diagnóstico é feito clinicamente ou com TC, ultrassonografia ou sialografia. O tratamento envolve a expressão de pedra com estimulantes de saliva, manipulação manual, com uso de uma sonda, ou cirurgia.
Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.
Esta condição é chamada xerostomia (boca seca). Determinadas condições podem diminuir a produção de saliva: Doenças, tais como síndrome de Sjögren, artrite reumatoide e lúpus(lúpus eritematoso sistêmico) Infecções, como a infecção pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV)
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.
Qual exame detecta problemas nas glândulas salivares?
O que é Ultrassonografia de Glândulas Salivares? A Ultrassonografia de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças.
medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno ou a aspirina, podem ajudar a aliviar a dor e a diminuir o inchaço. Deve ter em atenção que, caso a dor nas suas glândulas salivares inchadas não melhorar com estes métodos, deve consultar um médico.
pode ser feita uma pequena incisão utilizando um procedimento conhecido por Sialendoscopia. Trata-se de uma operação de remoção de pedras salivares menos invasiva utilizando instrumentos microcirúrgicos. Esta operação é realizada utilizando anestesia local num procedimento efetuado no próprio dia.
Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.
No entanto, quando fogem da atuação do estomatologista, o paciente é encaminhado ao médico ou dentista de especialidade responsável por aquele problema.
Quando o paciente apresentar lesões bucais, ardência e dor em qualquer região dos lábios e da mucosa bucal, boca seca, aumento de volume nos tecidos, sangramento, etc. Quem encaminha o paciente para o Estomatologista? Profissionais da área da saúde, usualmente Cirurgiões-dentistas e médicos.
Qual a diferença entre estomatologista e gastroenterologista?
Ainda que esse nome sugira "estômago", quem cuida de estômago é o gastroenterologista. O prefixo "estomato" significa boca e o sufixo "logia" significa estudo, e dessa maneira, a estomatologia é a especialidade de odontologia que se ocupa das alterações que acontecem na boca.
Em casos em que o paciente apresenta pequenas pedras, o tratamento para a sialolitíase pode ser feito por meio de uma hidratação constante, isto é, alta ingestão de água. Isso estimula a produção de saliva e força a pedra a sair do ducto. A massagem local também é recomendada.
O desenvolvimento da sialolitíase está intimamente ligado a fatores que afetam a composição da saliva e o fluxo salivar. A desidratação, alterações na acidez da saliva e infecções são fatores predisponentes. À medida que a saliva flui pelas glândulas, os minerais presentes nela podem cristalizar e formar cálculos.
Qual o especialista em Sialadenite? O médico tem condições de diagnosticar o problema, porém as especialidades mais indicadas são a otorrinolaringologia e a Cir. de Cabeça e Pescoço.
Evidencias apontam que a obstrução do ducto da glândula salivar parótida pode estar relacionado com fatores locais tais como cálculos salivares, estreitamento do ducto, infecções ou trauma. Neste contexto o tratamento está diretamente relacionado com a causa de obstrução do ducto salivar.
Beber bastante água, por exemplo, pode reduzir a produção de saliva. Ter uma boa higiene bucal também ajuda a manter a salivação sob controle. No caso de refluxo gástrico, comer devagar e sem excessos, mastigando bem os alimentos; todas são medidas que ajudam a evitar o problema.
Usar analgésicos ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, para aliviar a dor; Usar de antibióticos, como amoxicilina e clavulanato ou clindamicina, no caso de infecção bacteriana.