“A silagem ensacada é uma opção de baixo custo, acessível a qualquer produtor e tem durabilidade superior a 12 meses”, explica a médica veterinária da Emater, Dulce Pereira Primo. A profissional destaca ainda que o material é fácil de ser armazenado, transportado e fornecido aos animais.
A silagem ensacada, se for bem armazenada, vai durar até 12 meses e não precisa deixar secar ao sol para depois ensilar, segundo o especialista. “O que deve ser feito é fazer o corte do capim, aplicar o inoculante na dosagem recomendada, e posteriormente já se começa a ensacar o produto”, diz Felipini.
Com o silo ainda fechado ou em fardos lacrados, em média, a durabilidade da silagem é de 18 a 24 meses, ou seja, um período longo que permite que o produtor ofereça volumoso ao rebanho durante toda a época de seca do ano com tranquilidade.
Qual o ponto de colheita da BRS capiaçu para oferecimento ao gado? A partir de dois metros, o capim pode ser cortado. Essa altura é conquistada geralmente, entre 50 e 70 dias de plantio.
Além disso, seu ciclo vegetativo é perene, permitindo a realização de 2 a 5 colheitas anuais. Outra característica notável é a resistência ao tombamento, tornando o BRS Capiaçu uma opção segura para o manejo e colheita mecânica.
silagem de capim ensacada, quanto tempo dura? presciso usar inoculante? e no milho?
Quanto tempo dura a silagem de Capiaçu?
“A silagem ensacada é uma opção de baixo custo, acessível a qualquer produtor e tem durabilidade superior a 12 meses”, explica a médica veterinária da Emater, Dulce Pereira Primo. A profissional destaca ainda que o material é fácil de ser armazenado, transportado e fornecido aos animais.
O capim BRS Capiaçu, com o manejo adequado, pode produzir surpreendentes 50 toneladas de matéria seca por hectare ao ano e 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano em 3 cortes.
Por exemplo, se o capim capiaçu for fornecido como capim verde picado no cocho, o teor de matéria seca cai para 15%. Isso significa que uma vaca precisaria consumir 66kg diariamente para atingir os 10kg de matéria seca necessários, totalizando 9,9 toneladas em 150 dias.
Nessas condições, para implantação/plantio da BRS CAPIAÇU, a adubação no plantio recomenda a aplicação de apenas de adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos. Essa adubação pode ser realizada junto com as mudas/hastes. Ou seja, pode usar o supersimples juntamente com a muda no sulco.
Garanta que a densidade da silagem seja suficiente para evitar a entrada de ar. O controle da umidade é essencial para evitar a proliferação de fungos. Silagens muito úmidas favorecem o crescimento de fungos fermentativos, enquanto aquelas muito secas podem dificultar o processo de fermentação.
O inoculante para silagem Lactosilo Gold Liofilizado é o único do mercado indicado para todos os tipos de silagem. Contêm 7 bactérias e 4% de enzimas específicas em sua fórmula que proporcionam melhor aspecto ao produto final em temros de aroma e cor, contribuindo ainda para melhor palatabilidade e digestibilidade.
Quando o material a ensilar não atinge os 35% de matéria seca, ou seja, tem mais 65 % de umidade, ocorrem perdas acentuadas de nutrientes no chorume ou perda total por putrefação em vez de fermentação lática.
Quantos kg de silagem de Capiaçu um boi come por dia?
“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.
Gases letais oriundos da fermentação no interior do silo, micotoxinas produzidas por fungos e poluentes, liberados quando a forragem apresenta umidade excessiva são os principais fatores de riscos apontados e que serão tratados neste Comunicado Técnico.
Nele, você terá a oportunidade de ver como o Capiaçu tem sido uma escolha altamente nutritiva e eficiente para a alimentação de cavalos. Observe como esse volumoso beneficiou a saúde e o desempenho de seus cavalos e entenda por que o Capiaçu é a escolha favorita de muitos criadores.
Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.
Alves et al. (2021) avaliando o potencial forrageiro da cultivar BRS Capiaçu observou valores médios de 4,52% de PB aos 120 dias de idade da planta, valor superior ao encontrado no presente trabalho que foi de 3,29% de proteína bruta.
Recomenda-se o corte da BRS Capiaçu para ensilagem, quando as plantas atingirem altura média de 3,5-4,0 m, o que ocorre próximo a 90-110 dias de idade de rebrota.
Não se deve misturar a cana e o capiaçu, especialmente por duas razões, segundo Felipini. A primeira razão é porque as duas plantas possuem fontes distintas de fibras.
Qual o melhor momento para ensilar o Capiaçu? O Capiaçu é uma gramínea bastante úmida em seus primeiros 50 dias de rebrota, porém, conforme os dias vão passando, sua umidade vai desaparecendo. Portanto, se a ensilagem acontecer muito cedo (entre 50 e 80 dias), suas perdas vão ser altas por conter muita umidade.
“Pode misturar de 0,5% a 1% de ureia. É interessante usar também um pouco de sulfato de amônio para manter a relação de nitrogênio e enxofre nessa ureia fornecida. O sulfato de amônio pode ser colocado na razão de dez para um. Dez partes de ureia para uma parte de sulfato de amônio”, diz Felipini.
O clima ideal para a produção da BRS Capiaçu é o tropical, sendo recomendada para o Bioma Mata Atlântica. Há estudos para ampliar a recomendação para o Cerrado, mas ainda não foram concluídos. E quando plantar a BRS Capiaçu? A melhor época de plantio, nas regiões Sul e Sudeste, é entre os meses de outubro e janeiro.
Tabela 3: Cultivo da BRS Capiaçu Época de plantio Sul e Sudeste: preferencialmente entre os meses de outubro e janeiro. Nordeste: durante o período chuvoso. Material propagativo Colmos inteiros ou partidos distribuídos no sulco de plantio. Espaçamento 0,8 a 1,0 metro nas linhas.