Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um afinado senso de justiça. Como oferenda ao orixá, seus fiéis lhe oferecem cerveja preta, fumo, flores, entre outros.
Xangô Considerado o orixá dos raios e da justiça, Xangô gosta de receber velas e flores na cor marrom, além de cerveja preta e o Amalá de Xangô, alimento preparado com quiabo.
Por que Ogum bebe cerveja? A energia Ogum é de virilidade. A entidade vem do astral, como capangueiro de Ogum, trazendo essas energias, que muitas vezes, somadas à energia de seu Médium (e filhos de Ogum são mais rebeldes), podendo tonar-se um excesso de energia Yang, dentro de um terreiro.
Existe diferença naquele que bebe socialmente e naquele que bebe todos os dias, fazendo da sua vida um vício. Do ponto de vista espírita, não há diferença entre drogas licitas e ilícitas, tudo é droga, traz dependência química para o espírito.
Obsessão Alcoólica na visão Espirita por Márcia Fernandes
Qual entidade faz a pessoa beber?
Em religiões e cultos xamânicos e ameríndios, em situações determinadas muitos pajés, fazem uso de bebidas com características semelhantes às alcoolizadas. Enfim, diversas são as religiões que se utilizam da bebida alcoólica como um de seus fundamentos.
você sabia que a palavra álcool provendo o termo árabe. a cor que significa espírito come corpo? E na alquimia, o álcool é usado para extrair a essência da alma de. uma entidade.
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.
Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé.
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos. Segundo o livro Awo, o mistério dos Orixás, escrito por Gisèle Omindarewá Cossard, dois pratos específicos podem ser feitos para a Iemanjá.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor. Os filhos de Ogum são magros e fortes, têm muito apetite e gostam de beber.
De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.
Ebó para Zé Pelintra: passo a passo para a oferenda dar certo. Num prato de papelão de tamanho médio, coloque arroz com lentilhas e tiras de cebola frita, três fatias enroladas de presunto defumado e farofa de ovo. Tudo isso deve ser acompanhado de um copinho pequeno de papelão com um pouco de cachaça.
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
Turbas de Espíritos viciados a envolver os habitués, sustentando neles a compulsão alcoólica. Reuniões sociais regadas a álcool são muito freqüentadas por penetras desencarnados, viciados do Além. Aproveitam o alto consumo de bebidas nesses ambientes, porquanto o álcool é reconhecido como recurso desinibidor.
O Espírito de um viciado em drogas, por exemplo, em face do estado de dependência a que ainda se acha submetido, no outro lado da vida, sente o desejo e necessidade de consumir a droga.
Quando a entidade te oferece bebida O que significa?
Compartilhar da bebida da entidade é uma forma de demonstrar-se crente nela, de selar um acordo; o brinde é como um aperto de mãos dado de igual para igual, sem receios maiores e é um gesto de extrema confiança.