O uso da biotina pode levar a uma interpretação errada de dosagens laboratoriais, incluindo exames de hormônios tireoidianos. Isto porque os exames de imunoensaios, que analisam e quantificam muitos hormônios, contêm a biotina, utilizada para melhorar a sensibilidade dos ensaios.
Outros ensaios que empregam a biotina incluem os de FSH, LH, testosterona, ferritina e marcadores tumorais, entre outros. Convém salientar que, na presença de testes hormonais alterados em pacientes assintomáticos que usam a biotina, a repetição das dosagens após a suspensão da substância deve ser considerada.
Na prática, a constatação desse interferente nos testes de função tiroidiana possibilitou ao Fleury orientar os pacientes a suspender o uso da biotina 72 horas antes da coleta de tais exames como forma de evitar resultados falsamente alterados.
Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
As vitaminas e suplementos alimentares podem alterar os exames de sangue. A vitamina C, por exemplo, influencia nas informações sobre a creatinina. O ideal é interromper o uso dessas substâncias, pelo menos um dia antes dos exames.
O complexo biotina/estreptavidina passa a fixar a proteína de interesse, permitindo kits de testagem de alta sensibilidade e precisão. A interferência pode ser elevando ou diminuindo os valores dos testes, dependendo do tipo de ensaio utilizado.
Quais remédios não pode tomar antes do exame de sangue?
Medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios podem interferir no resultado e apontar alterações. Se você não puder parar o medicamento, o laboratório irá analisar os dados do exame levando em consideração a presença dessas substâncias.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Biotina? Mesmo raros, há relatos de casos de desconforto gastrointestinal e irritação de pele, provocados pelo uso de Biotina.
A biotina (indicada para o tratamento de alopecia, mas também presente em alguns suplementos alimentares usados para cabelo, unhas, pele etc.) pode interferir nos testes de hormônios tireoidianos com base na interação biotina/estreptavidina.
O diagnóstico é simples e pode ser realizado antes do aparecimento dos sintomas, através de um exame de sangue como o presente no Teste do Pezinho, que dá a chance de iniciar o tratamento antes da doença manifestar-se.
Sem biotina suficiente, o organismo pode ter dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos. Assim, a deficiência de biotina pode levar a sintomas como fadiga, problemas de pele, unhas quebradiças, cabelos fracos e problemas neurológicos.
Alguns fatores que podem causar deficiência de biotina são: medicações: ácido valproico, isotretinoína (não é frequente causar deficiência). doenças que prejudiquem a absorção intestinal. alcoolismo.
É retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do antebraço, e o material é enviado para análise em laboratório. Em geral, recomenda-se ao paciente que informe qualquer medicamento, suplemento ou vitamina em uso antes de realizar a dosagem da vitamina D.
Quem teve câncer de mama pode fazer uso de biotina?
Quem tem câncer de mama com metástase pode usar biotina? Boa tarde! Não existe nenhuma contra-indicação, mas avise seu Oncologista sobre todos os medicamentos que esteja em uso, inclusive vitaminas e suplementos.
Quanto tempo leva para biotina fazer o cabelo crescer?
O ideal é fazer uma avaliação minuciosa dos seus hábitos alimentares assim como seu estilo de vida para investigar o que estaria ocasionando a queda do cabelo e com isso corrigir/adequar sua dieta e ver a necessidade da suplementação. Quanto ao tempo, pelo menos 4 meses para ver um resultado eficaz.
Quando o corpo obtém a Biotina de forma natural é provável que esteja adquirindo a quantidade adequada e assim é muito mais seguro realizar os exames, sem interferências de resultado.
Se estiver em excesso no organismo, ela pode causar quadros de diarreia, náusea e até problemas de pele como a acne. Ah, ela também não é indicada para grávidas ou lactantes, a não ser por indicação do médico.
Vitaminas B12 – Acredita-se que pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como a tiroidite crónica ou Hashimoto, assim como a doença de Grave, têm um risco maior de apresentar níveis baixos de vitamina B12, importante para a obtenção da energia dos alimentos, formação de glóbulos vermelhos e saúde mental.
Não podem ser tomados juntos! Também deve lembrar de suspender o uso da Biotina 3 dias antes da coleta dos exames da tireoide, pois ela pode interferir no resultado do exame.
Quem toma remédio para pressão alta pode tomar biotina?
Pode sim usar a biotina, é um coenzima importante para o metabolismo de gorduras, proteínas e energético, um dos seus benefícios é para o sistema circulatório podendo assim reduzir níveis de colesterol o que diminui a severidade da hipertensão, atua ainda como regulador do açúcar no sangue.
O médico nutrólogo Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, pontua que a ação da biotina de fato está ligada à ativação de enzimas que aceleram o metabolismo corporal, mas explica que os estudos para entender o potencial para redução de peso ainda não comprovaram uma relação.
Alguns medicamentos podem até causar alterações no hemograma: dabigatrana, hidralazina, amoxicilina, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, clorpromazina, clomipramina, levodopa + carbidopa, tioridazina, mebendazol, ceftriaxona, ciprofloxacino e sulfadiazina de prata.
Infecções bacterianas, fúngicas ou virais; Inflamações; Câncer, especialmente leucemias ou linfomas; Alterações nas plaquetas, como o seu aumento (plaquetose) ou diminuição (plaquetopenia);
Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum. Durante o jejum para exame de sangue é preciso evitar o consumo excessivo de água.