Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas. Eventualmente outros exames endoscópicos podem ser solicitados para descartar outros problemas associados.
O diagnóstico toma por base um exame do ânus e do reto, geralmente realizado com um anuscópio, sigmoidoscópio ou colonoscópio. A maioria dos sintomas de hemorroida desaparece sem tratamento, mas fibras, emolientes fecais e banhos de assento podem aliviá-los.
No caso de hemorroidas internas, pode ser necessário realizar um procedimento chamado anuscopia, em que um responsável pelo exame insere um tubo fino e flexível no ânus, com uma câmera na ponta.
Quem tem hemorroida pode fazer o exame de colonoscopia?
Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.
O principais exames realizados pelos proctologistas são: anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, defecografia, anuscopia com magnificação e ultrassonografia endoanal.
Qual o melhor EXAME para o diagnóstico das HEMORRÓIDAS?
O que o proctologista faz na primeira consulta?
Com base nessas respostas, o médico vai realizar o exame físico, tudo com consentimento do paciente, onde irá analisar o abdômen, o ânus e o períneo (região entre o ânus e a genitália). Outros exames ou testes podem ser solicitados, como colonoscopia, anuscopia, rectosigmoidoscopia.
A inspeção anal significa olhar o ânus (sua margem e canal anal distal). O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo. Isso reduz a sensibilidade e lubrifica o canal anal.
O plicoma anal é um excesso de pele que aparece na região de fora do ânus. Ele ocorre em tamanhos variados, como 3 milímetros, até grandes plicomas de 3 a 4 centímetros. Além disso, podem ser únicos ou múltiplos ao redor do ânus. Em geral, isso acontece quando a região anal sofre com uma inflamação no local.
Quanto tempo dura uma crise de hemorroida interna?
Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.
Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes.
Como saber se minha hemorroida é interna ou externa?
As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.
Os mais utilizados são cremes de uso tópico, como proctan, proctyl e ultraproct, que contribuem para reduzir a inflamação e agem diretamente nas fissuras e eczemas locais.
Condições relacionadas ao quadro emocional, como estresse e ansiedade, podem afetar o bom funcionamento intestinal, ocasionando a prisão de ventre, por exemplo. O que pode agravar os quadros de hemorróida, causando ainda mais dor e desconforto. Por isso, a hemorróida pode ter relação indireta com o emocional.
Hemorroidas grau I: não prolapsam através do ânus. Hemorroidas grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação ou durante esforço, mas o retornam à posição original espontaneamente. Hemorroidas grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.
Enquanto as hemorroidas são causadas por veias inchadas e inflamadas, os plicomas são apenas dobras de pele. Além disso, as hemorroidas tendem a ser mais dolorosas e estão associadas a sangramentos, enquanto os plicomas são geralmente indolores e não causam sangramento.
Além de hemorroidas e fissuras anais, outro problema comum na região anal são os plicomas, que muitas vezes são confundidos com os outros dois. Mas, na verdade, o plicoma pode ser uma consequência da hemorroida. No entanto, causa menos complicações.
Quando o plicoma cresce muito ou quando são múltiplos, ele pode realmente atrapalhar a higiene anal após as evacuações. Nesse caso, o plicoma pode ficar sujo e causar assadura, o que se manifesta como ardência ou coceira na região anal.
Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas. Eventualmente outros exames endoscópicos podem ser solicitados para descartar outros problemas associados.
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.
O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.
Hemorroidas, fístulas e fissuras perianais são doenças da área da proctologia. Saiba quando procurar um proctologista. A proctologia é a área médica que se dedica às doenças do reto e do ânus. É uma área que é partilhada por duas especialidades médicas, a cirurgia geral e a gastrenterologia.
O que acontece na primeira consulta com o proctologista?
O proctologista geralmente solicita a colonoscopia e a anuscopia, que são realizadas em conjunto. O procedimento é feito com o paciente sedado e consiste na inserção de uma pequena câmera pelo ânus para visualizar o intestino grosso (colonoscopia) e, depois, o reto e o ânus (anuscopia).