As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas. E dizem as lendas que quando querem passear pelo plano terreno se transformam em gatos pretos que perambulam pela rua durante a madrugada, procurando almas.
Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Este Exu possui duas versões, onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores, o calabouço onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente.
os filhos de exu caveira quer seus médiuns. eles adoram a escuridão da noite. adoram o silêncio. não gosta muito de festa e não gosta. de grupo muito grande.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
251) os animais utilizados como sacrifícios a Obaluaê são o cabrito, o galo e a galinha-d'-angola em alguns terreiros. Já segundo o texto “Deuses africanos no Brasil contemporâneo” o animal usado como sacrifício a Obaluaê é o porco.
Exu Marabô - serventia direta de Oxóssi. Exu Caveira - serventia direta de Obaluaê. Exu gira-mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pomba gira(são várias mas regidas por Yemanjá e cruzada com outros orixás) - serventia direta de Yemanja.
Como veremos, essa hipótese cria apenas uma aproximação histórica à camada mais superficial de atravessamentos que configuram a pombagira Maria Padilha.
gato é um animal regido por pai Oxóssi. independente, caçador, perspicaz, inteligente, ágil e curioso. Preto se refere a pai homolu e Exu. Sabendo destas características, o senhor Exu gato preto é um Exu.
Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade. Uma outra característica muito presente em Exú do Lodo, é que sempre que se marca um trabalho para ele, começa uma leve garoa.
Exu Ventania, tem como local de vibração as encruzilhadas, mas por ser ligado a Oxalá também aceita oferendas em campos. Os Exus de encruzilhada não são tão brincalhões como os de estradas, mas também não são tão taciturnos como os ligados as Almas.
O gato preto também é relacionado, no Brasil, à prática de magia e diz-se que traz má sorte. No entanto, nossas crenças mági- cas não pretendem que bruxas e feiticeiros transformem-se em ani- mais.
Ele passa uma energia alegre e cheia de malandragem. Gosta de uma cerveja e uma boa aguardente. Um Exu muito carismático e que sempre tem um Gato Preto perto dele.
É considerado o mais humano dos Orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano que é de um modo geral é muito mutante em suas ações e atitudes. Exu é o Orixá da sexualidade e virilidade, por isso, seus protegidos são excelentes amantes, fantasiosos e entusiastas do sexo.
Exu pantera negra é o espírito chefe da ordem negra, liderando os caboclos quimbandeiros. Sua história remonta ao Quilombo, onde sua essência foi orada pelo povo onça.