A principal diferença técnica entre um fluido de freio DOT3 e um fluido DOT4 é a sua resistência ao calor. O fluido DOT3 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 205 graus Celsius, enquanto o fluido DOT4 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 230 graus Celsius.
O que acontece se misturar fluido de freio DOT3 com DOT 4?
Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Fluido de freio: NUNCA complete! | Boris Feldman explica
Qual carro usa fluido de freio Dot 3?
É importante entender ainda que cada fluido está adequado ao nível tecnológico do sistema de freios, ou seja, um carro de 1970 utiliza DOT 3, enquanto na grande maioria dos carros atuais o recomendado é o uso do DOT 4.
Pode usar fluido de freio DOT 4 no lugar do DOT 3?
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
O Dot 4 LV é indicado para carros equipados com freios ABS, já que os dutos destes automóveis são mais finos, portanto, precisam de um fluido “mais fino” (menos viscoso) para que a frenagem do veículo ocorra da maneira correta.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
DOT 3. O fluido de freio DOT 3, à base de glicol, tem propriedades que absorvem a água do ambiente, reduzindo o risco de falhas por contaminação. Este tipo de fluido é recomendado para veículos de linha leve e para uso comum.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
O fluido utilizado nos sistemas de freios e embreagens hidráulicas pode ser de base mineral (LHM), base de silicone ou base glicol. Destes, o fluido mais utilizado nos carros atuais, são à base de glicóis, regidos pela norma DOT.
A fórmula do fluido de freio de tipo DOT 5 é recomendada para automóveis com o sistema de freios ABS. Esses veículos exigem maior eficiência e performance na frenagem. Além disso, esse tipo de fluido é a base de silicone. Já o DOT5.
Nunca! Conforme dito acima as borrachas dos componentes do sistema de direção hidráulica de seu veículo podem não suportar certos componentes químicos presentes no outro fluido.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
O que acontece se colocar DOT 3 no lugar do DOT 4?
Mas afinal, qual utilizar? A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
Qual a diferença do fluido de freio dot 3 e DOT 4?
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
A ordem, neste caso, é a seguinte: traseira direita/traseira esquerda/dianteira direita/dianteira esquerda. Em média, o reservatório do fluido de freio deste carro comporta 700 ml.
Produto desenvolvido para utilização no sistema hidráulico de freios de veículos linha leve. O Fluido DOT 4 também indicado para ser utilizado na embreagem hidráulica de veículos (linha leve e pesada).