O Novo Testamento apresenta os ensinamentos e a pessoa de Jesus, bem como os eventos originários do cristianismo do primeiro século. Os cristãos consideram o Antigo e o Novo Testamento como uma mesma escritura sagrada. O Novo Testamento é uma coleção de textos cristãos originalmente escritos em grego koiné.
Resumo: em Lucas 4,18 -19, podemos perceber que Jesus lê o livro de Isaias no capitulo 61, no entanto podemos perceber que na leitura do texto há um acréscimo e uma supressão do texto original. Como o Novo Testamento é escrito em grego a descrição da leitura é copiada da Septuaginta.
Outro ponto fundamental é que Lucas 4,18-19, faz uma menção da leitura de Jesus em Isaias 61, sabendo que a sinagoga é um espaço sagrado judaico, pode se entender que a narrativa ocorreu na língua hebraica, no entanto o evangelho de lucas, foi narrado na língua grega.
Cada povoado e cada comunidade tinha uma sinagoga, a qual servia como local tanto para a aprendizagem quanto para a oração. A aprendizagem na sinagoga era considerada uma parte importante do culto, pois suas escolas funcionavam todos os dias. Naquela época, somente os meninos recebiam educação formal.
"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". Assim se lê no evangelho de hoje, 4º domingo do tempo comum (Mc 1, 21-28).
Qual foi o primeiro discurso de Jesus na sinagoga?
A primeira pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré é como uma síntese de toda sua missão de evangelizador (Lc 4, 14-21). O trecho de Isaías mostra que lhe foi dado o Espírito do Senhor que estava sobre ele e lhe conferiu a unção para uma obra de libertação, de luz e de misericórdia.
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento tem a maior parte escrita em hebraico. Os maiores trechos escritos em aramaico, são os de Esdras 4.8-6.18 , Esdras 7.12-26 e Daniel 2.4-7.28 .
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
Atualmente, os manuscritos encontrados em Qumran estão guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém. Boa parte deles foi publicada entre 1955 e 2009 pela Oxford University Press, na série Discoveries in the Judean Desert.
Você acredita que o Antigo Testamento é apenas um livro misterioso e obsoleto, pare para meditar… é a Bíblia que Jesus, usava e amava. O Antigo Testamento é a biografia de Deus, a história de seus encontros intensos com as pessoas.
Jesus entra na sinagoga, lê um trecho da Sagrada Escritura, escrito pelo profeta Isaías (61,1-2) e ao terminar a leitura diz: “Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura”. Com essas palavras, Ele afirma que veio para libertar. A salvação se torna presente, através de Jesus.
Em um relato preservado nos evangelhos sinóticos (Marcos 6:1–6, Mateus 13:54–58 e Lucas 4:16–30), Jesus foi fortemente rejeitado pela população de sua cidade natal, que Lucas especifica como sendo Nazaré.
Ele frequentava as sinagogas judaicas. Isto não quer dizer que está errado dar nome a uma igreja a fim de que a mesma seja identificada. Tal atitude é uma demonstração de respeito às pessoas, pois oportuniza que escolham a qual forma de doutrina querem seguir e onde fazê-lo.
O exorcismo na sinagoga de Cafarnaum é um dos milagres de Jesus, relatado em Marcos 1:21–28 e Lucas 4:31–37. Exorcismo na sinagoga de Cafarnaum. Afresco do século XI na Abadia de Lambach, na Áustria. De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar.
Quaisquer outras funções que possam ter existido para esses líderes, é claro que as mulheres poderiam ter autoridade sobre como a sinagoga funcionava como um espaço religioso. Infelizmente, as mulheres (e a maioria dos homens) com acesso a essas funções eram seriamente limitadas.