Ouça o texto abaixo! Pompeia foi uma cidade romana que ficou notabilizada por ter sido palco de uma grande erupção vulcânica, que aconteceu no Monte Vesúvio e foi responsável pela destruição da cidade, bem como pela dizimação de sua população.
Pompeia é uma cidade antiga localizada na região da Campânia, na Itália, famosa por ter sido devastada pela erupção do Monte Vesúvio. Esta erupção súbita e catastrófica soterrou a cidade sob cinzas vulcânicas e pedras, preservando-a de maneira notável por séculos.
Além de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata (dois outros locais que foram destruídos pelo Vesúvio) foram coletivamente designados como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997.
Com uma idade estimada em 200 mil anos, o vulcão Paredão, localizado na Ilha de Trindade, no Espírito Santo, foi considerado um exemplo recente da atividade vulcânica no Brasil. Mesmo com o desgaste do tempo, das chuvas e dos ventos, o vulcão é o único que mantém uma parte da estrutura preservada.
Em 24 de agosto, no ano 79 d.C., o Monte Vesúvio entrou em erupção, lançando mais de 3 milhas cúbicas de detritos a 32,1 quilômetros de altura. Quando as cinzas e as rochas caíram na Terra, soterraram as antigas cidades de Pompeia e Herculano.
A destruição da cidade de Pompeia aconteceu em 79 d.C.
Essa cidade foi destruída em uma erupção vulcânica de grandes proporções, que soterrou a cidade em material vulcânico e dizimou toda a população que não havia fugido da área.
Os que não morreram de asfixia, teriam morrido antes: esmagados por pedras expelidas nas plantações de vinha situadas em Vesúvio, no início da erupção. “Nossos cálculos demonstram uma duração do fluxo de 17 minutos, tempo suficiente para tornar letal a respiração das cinzas suspensas na corrente”, diz a pesquisa.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
O Vesúvio é o mais conhecido e famoso por ter destruído Pompeia e Herculano em 79 d.C. Ele se ergue acima da cidade. Mas há outras ameaças subterrâneas aqui, e algumas delas têm muito mais força reprimida.
O que acontece se o vulcão Campi Flegrei entrar em erupção?
No caso do Campi Flegrei, uma erupção poderia liberar uma pluma de cinzas tão grande que interromperia o tráfego aéreo em toda a Europa, além de causar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para a população local. A combinação desses fatores poderia resultar em uma crise humanitária de grandes proporções.
Atualmente, a cidade é patrimônio histórico da humanidade, nomeada pela UNESCO em 1997. Hoje é um importante centro turístico da Itália, recebendo mais de 2 milhões de visitantes todos os anos.
A segunda cidade portuária mais movimentada da Itália romana, Puteoli – que hoje é conhecida como Pozzuoli – também recebeu sobreviventes de Pompeia. A família de Aulus Umbricius, que era um comerciante de garum, um popular molho de peixe fermentado, se estabeleceu lá.
As duas pessoas foram descobertas pela primeira vez em 1933, no local que os arqueólogos de Pompeia chamam de A Casa do Artesão. Eles ficaram presos no canto da sala de jantar. É possível que estivessem almoçando quando ocorreu a erupção, em 24 de agosto de 79 d.C.
Embora esteja adormecido, ele ainda é um vulcão ativo, com sua última erupção em 1944. Desde então, segue sendo monitorado 24 horas por dia, uma maneira de evitar tragédias como a que destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano, em 79 d.C.
Qual cidade do Brasil foi construída em cima de um vulcão?
Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica. Há cerca de 80 milhões de anos, a região, onde hoje se encontra Poços, sofreu uma intrusão de rochas alcalinas. Um movimento intenso de rocha e magma do subsolo fez a região 'subir'.
O Monte Ibu, na Indonésia, entrou em erupção nesta 2ª feira (27. mai. 2024), segundo a agência de vulcanologia do país, PVMBG. O vulcão, localizado na remota ilha de Halmahera, expeliu “espessas” colunas de cinzas vulcânicas a 6 km de altura.
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Onde está localizado o maior vulcão adormecido do mundo?
Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.000 metros desde a base) e 90 km de largura.
Quanto tempo o vulcão de Nova Iguaçu está dormindo?
A hipótese foi rapidamente descartada por geólogos, que afirmam não haver mais possibilidade de erupção no local, já sem atividade magmática há milhões de anos. "O vulcão de Nova Iguaçu, ele não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
O sítio arqueológico de Pompeia está localizado na cidade de Pompeia, na região italiana da Campânia e tem em torno de 25 mil habitantes. São cerca de 24 km de distância até a cidade de Nápoles, 24 km até Sorrento e 250 km até Roma.
Folha de S. Paulo - Autenticamente romana, Pompeia ficou soterrada durante 17 séculos - 28/07/2011. Pompeia foi destruída por uma erupção do Vesúvio em 79 d.C. Morreram todos os seus 12.000 habitantes. Mas o fato de ter permanecido soterrada por 17 séculos faz dela uma tremenda curiosidade arqueológica.
A erupção do Vesúvio em 79 d.C. foi uma das mais conhecidas e catastróficas erupções vulcânicas de todos os tempos. As cercanias romanas de Pompeia, Herculano, Estábia e Oplontis foram afetadas, com Pompeia e Herculano sendo completamente destruídas.