Davi era também um homem de fé e devoção, sempre buscando a orientação de Deus em sua vida. Com o tempo, Davi se tornou um guerreiro e líder do exército de Israel, conquistando muitas vitórias para o povo de Deus. Sua habilidade com a funda e sua astúcia em batalhas o tornaram famoso em todo o país.
Quando ficou claro que todos tinham muito medo de lutar, Davi se voluntariou para enfrentar Golias. Foi dito a Davi que não havia como derrotar Golias — ele era muito jovem. Mas ele sabia algo que os outros não sabiam: sua força não vinha de seu corpo, mas de seu Deus.
Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11).
Davi nos ensina que só um coração humilde e puro pode ser totalmente dócil à escolha de Deus. E essa característica o acompanha por toda a sua vida. Davi é um homem adorador.
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá‑lo; todos estavam amargurados por causa dos seus filhos e filhas. Davi, porém, fortaleceu‑se no SENHOR, o seu Deus. Então, ele disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: ― Traga‑me o colete sacerdotal.
Porque Deus escolheu Davi? Devocional da Palavra de Deus! Fé!
Qual era a fraqueza de Davi na Bíblia?
Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.
Depois que o rapaz foi embora, Davi saiu de trás do monte de pedras, jogou-se no chão e encostou o rosto na terra três vezes. Então eles se beijaram chorando. E a tristeza de Davi era maior do que a de Jônatas. Aí Jônatas disse a Davi: — Deus esteja com você!
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.
"Essa é a imagem que eu sempre visualizei de Davi. Forte, destemido, corajoso, valente, intrépido, nada vaidoso, e até um tanto bruto. E sabe por quê? Por causa das batalhas que enfrentou na vida.
Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o SENHOR disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.
Davi não possuía nada além de uma grande coragem, determinação e uma fé profunda em Deus. Essa história nos ensina lições eternas sobre como enfrentar nossos "gigantes" e batalhas da vida. Primeiro, Davi mostrou uma coragem incomum. Contra Golias, ele não se aterroriza pelo tamanho ou pela reputação do oponente.
Davi tinha um profundo sentimento de ser amado por Deus. De fato, isso estava por trás da grandeza de Davi. Porque Davi se sentiu tão profundamente amado por Deus, ele era um adorador apaixonado. Por se sentir tão amado por Deus, Davi conseguia confiar Nele em problemas imensos, como a luta contra Golias.
O segredo do sucesso de Davi em seu reinado começou quando ele decidiu colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, O honrando e se submetendo à Sua Vontade acima, até mesmo, dos seus “direitos e privilégios de rei”.
Porque Davi foi chamado segundo o coração de Deus?
Deus o descreveu dessa forma não porque Davi era perfeito, mas por ter um coração quebrantado e voltado para Ele. Davi foi pastor, músico, compositor, guerreiro, amigo leal, político experiente e adorador fervoroso. Deus o escolheu, capacitou, elevou e disciplinou.
De várias formas graves. Ele cometeu adultério, fez com que o marido de sua amante fosse morto ao enviá-lo para a batalha, abusou de seu poder, recusou-se a se arrepender e tentou encobrir seus crimes.
Gade foi a Davi e disse: “Estas são as três opções que o SENHOR lhe deu: três anos de fome, três meses de destruição pela espada de seus inimigos, ou três dias de praga intensa, durante os quais o anjo do SENHOR trará devastação sobre toda a terra de Israel.
O registro declara que o Senhor ficou descontente com ele por fazer isso. Aparentemente Davi estava contando o povo para ver seu sucesso como rei. O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel.
Davi então tentou por duas vezes, sem sucesso, fazer com que Urias fosse para casa e tivesse relações com Bate-Seba para que quando a criança nascesse, parecesse ser de Urias. Como estas duas tentativas falharam, Davi parte para o seu próximo plano maligno.
Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.
Enquanto dançava com Raquele ao som da música Te Amo Demais de Marília Mendonça, o baiano sentiu falta da esposa, e foi consolado. "Para de ficar chorando. Está com saudade? Tem que aguentar a saudade.