Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).
O PROFETA CHORÃO: POR QUE JEREMIAS FICOU CONHECIDO COMO O PROFETA CHORÃO NA BÍBLIA?
Qual foi a depressão de Jeremias na Bíblia?
Considerado o “profeta chorão”, Jeremias lutou com grande solidão, sentimentos de derrota e insegurança. Chamado para pregar, ele foi impedido de casar e ter filhos e conviva com a constante rejeição por parte das pessoas.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Quantos anos tinha Jeremias quando foi chamado para ser profeta?
Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).
O rei Jeoaquim, no entanto, mandou ao Egito um grupo de homens liderados por Elnatã, filho de Acbor, para prender Urias. Esse grupo prendeu o profeta e o trouxe de volta a Jerusalém, onde foi entregue ao rei, que o matou sem piedade, atravessando seu corpo com uma espada.
A Polícia Civil prendeu temporariamente os dois principais suspeitos de matarem o garoto venezuelano Keiner Geremias, de 7 anos. Um dos homens é tio do garoto e era tutor da criança, que se mudou para o Brasil há cerca de um ano.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Jeremias não achou nenhum prazer em comunicar ao povo a certeza do castigo por causa das suas transgressões. Ele sofreu pessoalmente, até sendo preso por causa do seu ensinamento, mas ele não fugiu da sua tarefa!
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta.
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...
Qual era a profissão de Jeremias antes de ser profeta?
Antes de se tornar um grande profeta, a profissão de Jeremias era a de camponês; ele veio de uma família que possuía laços com a religião e o trabalho sacerdotal e, ao mesmo tempo, com o campo e a agricultura.
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo.
Jeremias foi um profeta sensível ao sofrimento de seu povo, mas incompreendido por causa de sua visão além do tempo. Homem de profunda piedade e de crise, optou por não se casar para dedicar-se ao profetismo, entre os anos de 626 e 587 a.E.C., em Jerusalém.
Repreendendo reis, profetas e sacerdotes, Jeremias se viu como alvo de várias dificuldades como: perseguição, conspirações, aprisionamento, ser declarado como digno de morte, ter suas profecias destruídas, ser acusado de traição, etc.
O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor. Ele alertou a todos que um grande mal viria e transformaria tudo em caos, além do exílio de 70 anos do povo hebreu na Babilônia.
Ele foi, portanto, um homem corajoso, que fez a vontade de Deus e que sofreu profundamente em virtude disso. Porém, Jeremias se mantinha firme, apesar de toda a oposição e perseguição, pois “fazia a vontade de Deus e não a do povo”.
Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.