Anastácia, por ser muito bonita, acabou também, sacrificada pela paixão bestial de um dos filhos de um feitor, não sem antes haver resistido fortemente o quanto pode a tais assédios, depois de ferozmente perseguida e torturada, a violência sexual aconteceu.
Chica da Silva foi uma das grandes personalidades do Brasil no período colonial e foi alvo de muitos estereótipos, principalmente no século XIX. Ela era uma filha de negra escrava e de um português branco que, vendida como escrava, conquistou sua liberdade e tornou-se uma das mulheres mais ricas de toda a colônia.
Por se negar a ir para a cama com seu senhor e se manter virgem, apanhou muito e foi sentenciada a usar uma máscara de ferro por toda a vida, só tirada às refeições, e ainda sendo espancada, o que a fez sobreviver por pouco tempo, durante o qual sofreu verdadeiros martírios.
Francisco Félix de Sousa (Salvador, 4 de outubro de 1754 — Uidá, Benim, 4 ou 8 de maio de 1849), foi o maior traficante de escravos brasileiro e Chachá (ou Xaxá) da atual cidade de Uidá no Benim.
Francisco Paulo de Almeida, primeiro e único Barão de Guaraciaba (Lagoa Dourada, 10 de janeiro de 1826 — Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1901), foi proprietário rural e banqueiro brasileiro. Distinguiu-se por ter sido financeiramente o mais bem-sucedido negro do Brasil Monárquico. Possuiu diversas fazendas.
Aqualtune foi uma princesa africana, filha do rei do Congo. No final do século XVI, sua nação foi invadida por um grupo de mercenários e, apesar de Aqualtune comandar um grupo de cerca de 10 mil homens e mulheres contra os invasores, seu povo foi derrotado.
ISAURA (Lucélia Santos) – Escravizada branca, órfã desde o nascimento, é criada como moça da corte por sua senhora Ester (Beatriz Lyra), que a protege como se fosse sua filha. Desconhece quem é seu pai. Sabe apenas que a mãe foi uma mucama da fazenda onde agora reside.
Anastácia teria sido, no século passado, uma princesa banta, negra e de olhos azuis, que, escravizada, se tornou loquaz e influente entre os escravos. Isso teria feito com que seu senhor a torturasse, a violentasse e colocasse em sua boca uma máscara de flandres, que a impedia de falar -e discursar.
QoT | Maria do Carmo Gerônimo (1871-2000) é considerada a última pessoa legalmente escravizada no Brasil, ela faleceu aos 129 anos. A mineira… Instagram.
Anastácia de Sírmio (em grego: Ἀναστασία: "Ressurreição", também Ἁγία Ἀναστασία ἡ Φαρμακολύτρια, Anastácia, a Curandeira) foi uma santa, virgem e mártir cristã, que morreu em Sírmio.
Anastácia foi uma mulher negra escravizada como muitas outras mulheres. Consideradas mão de obra, podiam ser vendidas, doadas, emprestadas, alugadas, hipotecadas, confiscadas… enfim, susceptíveis de todos os tipos de violência. Realizavam todo tipo de trabalho, desde tarefas pesadas a trabalhos domésticos.
Essa é a Dona Maria do Carmo Gerônimo, a última escrava do Brasil. Ela nasceu em Carmos de Minas, a 5 de Março de 1871, poucos meses antes da aprovação da Lei do Ventre Livre, e morreu em 14 de Junho de 2000, aos 129 anos de idade.
A verve iconoclasta feriu uma representação de Escrava Anastácia que fica na base de um cruzeiro situado em frente a um templo dedicado à santa e a Cosme e Damião, na zona norte carioca. Braz (2019) e Mathias e Baltar (2020) retrataram a meticulosa ação (Figura 2).
Abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos será reconhecido pela OAB. Luiz Gonzaga Pinto da Gama, abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil pela via judicial – será reconhecido como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após 133 anos de sua morte.
“Meia tigela”: Os negros que trabalhavam à força nas minas de ouro nem sempre conseguiam alcançar suas “metas”. Quando isso acontecia, recebiam como punição apenas metade da tigela de comida e ganhavam o apelido de “meia tigela”, que hoje significa algo sem valor e medíocre.
Nesta adaptação, Isaura foi interpretada pela atriz Lucélia Santos, papel que marcou sua carreira, já em seu primeiro trabalho na televisão, tornando-a eternizada, pelo público brasileiro e mundialmente por onde a novela circulou, como a escrava Isaura. Figura 1 - Lucélia Santos como Isaura - cena da novela, 1976.
Harriet Tubman foi uma afro-americana que nasceu escrava na década de 1820, em Maryland. Ela fugiu da escravidão e se estabeleceu na Filadélfia, em 1849, e, a partir daí, tornou-se um dos grandes nomes na luta contra o trabalho escravo na história norte-americana.
Quem lidera a lista é a família Moreira Salles, com fortuna de US$ 23,4 bilhões (R$ 128 bilhões). Fernando (78), Walther (68), Pedro (64) e João Moreira Salles (62) são irmãos e principais acionistas e controladores do Itaú Unibanco e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).