Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo.
Com base em suas observações empíricas, o filósofo constatou que todos os elementos que constituíam a natureza (ao menos aqueles a que ele tinha alcance) eram compostos, em maior ou menor proporção, de água. O entendimento de que a água era o arché fundador de tudo foi o pilar da cosmologia de Tales.
Assim como os outros pensadores do período pré-socrático, Tales buscava compreender qual é verdadeira origem do Universo, refutando a mitologia grega, que apresentava narrativas originárias que explicavam de maneira fantasiosa o modo como o Universo tinha sido formado.
Foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma anti- ga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Seus estudos na Geometria são de grande importância para o mundo.
Tales de Mileto foi um filósofo e matemático grego que viveu entre 624 a.C. e 548 a.C. em Mileto, atual território da Turquia. Sua filosofia se caracterizou por romper com as explicações mitológicas do mundo e dar lugar a um pensamento racional e lógico.
Na filosofia, ele acreditava na existência de uma matéria-prima básica responsável pela origem do Universo: a água. Em uma de suas frases mais conhecidas, Tales teria dito que “o Universo é feito de água”. Ele observou que, sem água, tudo morria. Logo, ela era a fonte da vida.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. É também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.
Segundo o historiador grego Heródoto, Tales teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. e, possívelmente seria o primeiro a explicar o eclipse solar, quando verificou que a Lua é iluminada por esse astro. Os astrônomos modernos calculam que esse fenômeno ocorrera em 28 de maio do ano mencionado por Heródoto.
Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais.
O Teorema de Tales faz referência a relação existente entre a proporção das retas paralelas e transversais. Ela foi desenvolvida pelo filósofo, astrônomo e matemático grego Tales de Mileto, quando o mesmo observava as sombras de uma pirâmide.
Estudioso de diversas áreas, Tales de Mileto foi um matemático, engenheiro, astrônomo e o primeiro filósofo da Grécia Ocidental, ainda no período pré-Socrático. De origem fenícia, nasceu em uma pequena colônia da Grécia, pertencente a região da Ásia Menor, atual Turquia.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Tales é considerado o primeiro filósofo. Ele acreditava que a arché ( princípio) da natureza era a água, provavelmente nasceu na cidade grega de Mileto, na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, no final do século VII a.C. Desenvolveu estudos em várias áreas do conhecimento.
Mileto (em grego, Miletos) é o nome de uma antiga pólis grega (cidade-estado) localizada na costa ocidental da península da Anatólia, na atual Turquia.
Conheça os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)